Quando cidade e literatura se cruzam. Conheça Curitiba pela ótica de 4 escritores locais

Uma caminhada pela capital paranaense pode significar um passeio pelos cenários de contos e crônicas de autores curitibanos consagrados. Confira no mapa quais são eles

Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

por Vivian Faria*

01/04/2019

compartilhe

Uma caminhada por Curitiba pode significar um passeio pelos cenários de contos e crônicas de autores curitibanos consagrados como Dalton Trevisan, Jamil Snege e Paulo Lemins­ki. Ou então um encontro com os lugares que inspiraram a poetisa Helena Kolody – cruz-machadense de nascimento, mas curitibana de coração.

Aliás, não é preciso sair da região central para conhecer o ponto que Snege considerava o coração da capital paranaense, a igreja que Kolody frequentou durante toda sua vida, a livraria que Trevisan frequenta para manter contato com o mundo exterior ou as ruínas que nasceram ruínas – e inspiraram uma reflexão de Leminski.

>>> 4 dicas para valorizar os livros na decoração

No mapa a seguir o leitor encontra uma série de locais que marcaram a vida e a obra dos escritores e poetas que tiveram Curitiba como fonte de inspiração. Que tal passear pela cidade sob a perspectiva desses quatro artistas?


*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

6 livros que transformam cidades em personagens principais

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você