Design

Design para transformar cidades é tema de abertura da Semana D

Eloá Cruz
06/11/2015 00:00
Thumbnail

Marco Aurelio Lobo, Enrique Avogadro, Cristian Montegu Ravinet, Jorge Montaña e representantes do IPPUC, Centro Brasil Design e ProDesign>pr fazem um reflexão final sobre os assuntos abordados no 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design.

A Semana D, maior festival de design do Paraná, começou oficialmente nesta quinta-feira (5) com a segunda edição do Fórum Internacional Cidades Amigas do Design. A abertura aconteceu às 9 horas no auditório do Museu Oscar Niemeyer e recebeu durante todo o dia convidados que debateram sobre o uso da cidade na transformação das cidades.
O colombiano Jorge Montaña iniciou o fórum comentando sobre a mudança na mobilidade da cidade de Bogotá nas últimas décadas. O professor e consultor internacional em design participativo mostrou o grande papel da bicicleta na mobilidade urbana da metrópole colombiana. Atualmente, Bogotá registra 392 quilômetros de ciclovia e 6% da população de 8 milhões de pessoas utilizam esse meio de transporte. “Temos um caso de amor pela bicicleta, ela é hoje o principal meio de transporte. Bogotá não tem mar, mas tem ciclovia”, comentou o colombiano durante o evento.
O designer Marco Aurélio Lobo, que acumula mais de 15 anos de experiência em políticas públicas de design, também foi um dos participantes do fórum. Segundo ele, o design é fundamental para a transformação social. “A cidade não pode ser mais estática. Forma e função? Esqueça. Agora tem de pensar em forma e sonho. As pessoas precisam se sentir acolhidas, sentir parte da cidade”, defendeu Aurélio Lobo.
Participaram também da segunda edição do fórum o presidente da Associação Chile de Design, Cristian Montegu Ravinet, e o subsecretário de Economia Criativa da cidade de Buenos Aires, Enrique Avogrado. Os quatro convidados especiais participaram no período da tarde desta quinta-feira de uma mesa redonda, que refletiu sobre os assuntos relacionados ao uso do design na evolução das cidades.
Nesta quinta-feira, a Semana D também contou com bate-papo sobre paredes verdes e terraços-jardins no horário do almoço. O engenheiro agrônomo e paisagista Arnaldo Brandão e a arquiteta Luciana Brandão comentaram sobre o tema e esclareceram dúvidas dos participantes.
Um debate sobre a idealização do projeto CasaTrezeStudio aconteceu no período da tarde no Espaço D +. O estúdio de design e publicidade e propaganda apresentou sobre suas estratégias e experiências colaborativas. O bate-papo com os criadores do estúdio abordou temas como criação coletiva, olhar em movimento, animotion e desconstrução de metodologias e processos de criação.
Prêmio Bom Design 2015
Às 19h30 desta quinta-feira acontece a cerimônia de premiação do Bom Design 2015. Foram 15 trabalhos selecionados entre vários trabalhos de graduação das instituições de ensino superior do Paraná regulamentadas pelo MEC. A iniciativa é uma promoção da ProDesign>PR e do Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Design do Paraná.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!