Estilo & Cultura

Elevador Lacerda completa 145 anos e ganha homenagem do Google

HAUS
08/12/2018 16:23
Thumbnail

Doodle do Google presta homenagem para o Elevador Lacerda, monumento de Salvador. Imagem: Reprodução / Google

Neste sábado (8) o Elevador Lacerda, um dos pontos turísticos mais importantes de Salvador, na Bahia, completa 145 anos. Além dos moradores e turistas, o Google também prestou homenagem para a construção. Um desenho do equipamento ilustra o doodle do dia, o ícone que representa a logo do site de buscas.
O Elevador Lacerda começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto, sendo inaugurado em 8 de dezembro de 1873. O primeiro nome do equipamento foi Elevador Hidráullico da Conceição da Praia, na sequência ficou conhecido como Elevador Parafuso. Somente em 1896 foi rebatizado como Elevador Lacerda, uma homenagem ao engenheiro Augusto Lacerda, que criou o projeto de construção do transporte.
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
O elevador é formado por duas torres de 72 metros de altura. Entre as curiosidades na construção está o fato de uma das torres sair da rocha e perfurar a Ladeira da Montanha. A outra torre é a mais visível e desce até o nível da Cidade Baixa. Da Praça Municipal, localizada na parte de cima do elevador, tem-se uma das vistas mais bonitas da Baía de Todos-os-Santos.
Em cada uma das quatro cabines do elevador é possível transportar até 18 pessoas e diariamente 28 mil soteropolitanos e turistas cortam caminho entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta utilizando o elevador tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2006.
As viagens são feitas em aproximadamente 22 segundos e as passagens custam R$ 0,15, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O elevador funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 23h, e das 6h às 22h aos sábados e domingos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!