Estilo & Cultura

Em sua cidade natal, Marx ganha homenagem com semáforos personalizados

Luan Galani
25/03/2018 21:00
Thumbnail

Foto; Deutsche Welle/Reprodução

A cidade alemã de Trier, terra natal do filósofo Karl Marx, uma das figuras históricas mais influentes do mundo, está celebrando os 200 anos de nascimento do autor do Manifesto Comunista com semáforos personalizados.
A figura que estampa o mobiliário urbano é um Marx barbudo, como costuma ser representado nos livros de história, de braços abertos para o sinal vermelho e andando com um livro de baixo do braço para o sinal verde. A ideia foi do prefeito da cidade Wolfram Leibe. Por enquanto, a cidade tem apenas um único semáforo com a homenagem, mas nas próximas semanas vai espalhar mais alguns na região da casa onde o filósofo passou a infância.
Levar humor e homenagem aos semáforos é um costume comum nas cidades da Alemanha. Em Mainz, por exemplo, diversos semáforos incorporaram um dos símbolos da cidade (Mainzelmännchen), e na cidade bávara de Augsburg, a prefeitura incluiu nos sinais verdes a figura de Kasper, um personagem do folclore local.
Além dos semáforos, a cidade também receberá uma estátua de Marx doada pelo governo da China. A escultura só chega em maio. Marx viveu somente 17 anos em Trier, antes de se mudar para Bonn e Berlim, e terminar exilado em Londres, onde veio a falecer.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!