Estilo & Cultura

Estátua do “Groot” é vandalizada e retirada de praça em Curitiba

Gazeta do Povo*
16/04/2019 17:45
Thumbnail

Acredita-se que alguém tenha tentado levar a estátua, que é feita em aço, e acabou desistindo por conta do peso. Foto: Aléxia Saraiva / Gazeta do Povo.

A obra “O Homem Planta”, que ficou conhecida por conta da semelhança com o personagem Groot, dos filmes da saga Guardiões da Galáxia, foi retirada do Jardinete Erailto Thile, no Ahú, em Curitiba, por conta de vandalismo. “Suspeitamos que alguém tenha tentado levá-lo — a perna foi quebrada e algumas soldas também”, explica Tony Reis, artista plástico responsável pela estátua.
Jardinete Erailto Thile, no Ahú, em Curitiba - banco e estátua do Groot foram retirados para restauro. Foto: Daniel Caron / Gazeta do Povo.
Jardinete Erailto Thile, no Ahú, em Curitiba - banco e estátua do Groot foram retirados para restauro. Foto: Daniel Caron / Gazeta do Povo.
Como toda a estrutura do “Groot” é de aço – e ele ainda estava fixado a um banco chumbado no chão – acaba sendo muito pesado. “Por conta disso, acredito que a pessoa tenha desistido da ideia no meio do caminho”, diz ele. O processo de restauro já está em andamento e a estimativa do artista é de que a estátua esteja finalizada e seja recolocada em seu lugar na próxima semana.
Escultura de homem-árvore no Ahú tem ganhado o coração dos fãs do personagem Groot. Foto: reprodução/ Instagram @leticiaseletti
Escultura de homem-árvore no Ahú tem ganhado o coração dos fãs do personagem Groot. Foto: reprodução/ Instagram @leticiaseletti

O Homem Planta

Em junho de 2018, a OAB Paraná (Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná) finalizou as obras nos jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner, que ficam próximos ao prédio do órgão em Curitiba. A revitalização foi feita por ocasião do Dia Mundial do meio Ambiente e incluía a estátua feita por Reis.
Batizado de “O homem planta”, o Grootfoi pensado para criar um diálogo entre a arte e o público. Sua inspiração é, sim, hollywoodiana. “A OAB solicitou que eu fizesse uma escultura que representasse algo relacionado ao meio ambiente. Então trouxe a lenda dos ents, árvores humanoides protetoras das florestas do filme “O Senhor dos Anéis”, explica o artista. Os ents foram criados por J.R.R Tolkien para a trilogia que dá nome ao filme, e foram inspirados em histórias folclóricas de árvores falantes. Na escultura curitibana, elas foram representadas na figura que remete à do personagem “Groot”, um dos mais carismáticos do universo Marvel.”
* Com informações de Aléxia Saraiva.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!