Estilo & Cultura

Hostel futurista tem quartos que simulam cápsulas espaciais

Luciane Belin*
16/09/2018 20:52
Thumbnail

Foto: Reprodução | Photographer: Tordur Arnason Tel

O endereço do Galaxy Pod Hostel é o número 105 da Rua Laugavegur, bem no coração do centro histórico da capital Reykjavik, da Islândia. Mas, ele poderia muito bem estar localizado em uma nave espacial qualquer, viajando rumo a um planeta distante.
Planejado com o objetivo de fazer com que seus visitantes se sintam parte de uma viagem pelo espaço, o hostel não tem camas, nem quartos convencionais. Suas acomodações são compostas pelos chamados pods, que nada mais são do que cápsulas muito similares às que aparecem em filmes de ficção científica.
Esses bunkers reúnem tudo o que se acredita necessário para uma estadia tranquila e confortável: TV, sistema de som com fones de ouvido, espelho, espaço para comportar itens pessoais. Cada cápsula conta ainda com tomadas universais e carregador USB, um cofre, diferentes setups de iluminação com níveis mais amenos ou luz de leitura, por exemplo.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Outro diferencial dos pods é que possuem até mesmo um detector de fumaça e um extintor de incêndio para o caso de uma emergência.
E, embora causem a impressão de serem contraindicados para quem tem claustrofobia ou não se sente confortável em lugares pequenos e apertados, a administração do hostel promete que eles não são nem um pouco incômodos neste sentido. “Internamente, eles têm 115 cm de largura e 200 cm de comprimento, além de 113 cm de altura, então você não deve se sentir claustrofóbico de forma alguma“, diz o Galaxy Pod Hostel em sua fanpage no Facebook.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Cada cápsula pode ser fechada com uma cortina ou porta própria e, para garantir que o usuário receba todo o ar que precisa para respirar, elas são compostas por duas ventoinhas que têm como objetivo manter o ambiente arejado e o oxigênio circulando mesmo quando o hóspede decide fechar a cápsula em busca de privacidade.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Privacidade, aliás, que só se consegue fechando as cortinas ou portas, já que os quartos são todos coletivos. Além de um dormitório exclusivamente feminino, que tem seis camas, o Galaxy Pod tem outros três quartos, todo mistos: um com quatro camas, um com oito e um com 24, e há opções de camas/pods de casal ou solteiro.
Ao todo, são 38 pods e o hostel já afirmou que pretende ampliar para 70 unidades a partir do próximo ano.
Mas, quartos individuais no formato de bunker não são novidade. Hostel e hotéis do tipo são comuns em localidades que precisam otimizar seus espaços, como o Japão, por exemplo. O grande diferencial do Galaxy Pod é essa pegada especial, planejada para que nem mesmo o capitão Kirk possa colocar defeito.
Veja mais algumas fotos aqui:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!