Estilo & Cultura

Marca fabrica móveis a partir das cordas originais da ponte Golden Gate

Luciane Belin*
23/03/2019 10:55
Thumbnail

Foto: Reprodução Strands of History

Os cabos de aço que por quase 70 anos sustentaram a Golden Gate Bridge, em São Francisco, na Califórnia, estão sendo transformados em peças de colecionador. A ponte que é cartão postal da cidade norte-americana foi reformada em 2006 e a estrutura de cabos de aço foi renovada. As cordas retiradas são utilizadas como matéria prima para a fabricação de móveis, peças arquitetônicas, de design e iluminação, esculturas, obras de arte e souvenirs.
A empresa Strands of History (As Cordas da História, em tradução livre) é a responsável pela criação dos itens, que vão de pequenos chaveiros a mesas de centro e, mesinhas de café em que os cabos fazem as vezes de pés ou base do móvel. As peças são todas customizadas e feitas à mão e podem ser desenhadas pelos próprios clientes, criando itens extremamente exclusivos e raros.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A iniciativa, que visa dar um destino às ferragens descartadas da Golden Gate, foi criada pelo biólogo e empresário Tom Piatkowski, que faleceu em 2017. Desde então, a empresa passou para as mãos de dois biofarmacêuticos, Bob e Mary Zimmerman, que contam com a ajuda de um veterano artesão que atua como consultor, José Uribe. Foi ele quem criou os métodos de administração, moldagem e manutenção dos cabos para transformá-los em outros objetos.
As peças de 3,35 metros de cabos de aço são manipuladas a partir de um processo próprio da Strands of History de limpeza, corte, polimento e pintura com o alaranjado original da ponte – tonalidade que, depois de décadas de exposição ao tempo, partes da corda já haviam perdido.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Cada corda suspensora é primeiro jateada para remover qualquer camada remanescente de detritos ou tinta. Após a limpeza, o cabo de aço galvanizado é equipado com cintas de aço inoxidável que são firmemente cravadas nos intervalos apropriados usando uma prensa hidráulica personalizada com seis pistões exercendo 7000 psi de pressão”, explica a empresa em seu site.
Segundo a empresa, embora essas cordas tenham décadas de uso sempre envoltas umas nas outras, elas têm uma forte tendência a se desenrolar, a menos que sejam controladas por bandas de aço inoxidável.

70 anos de história

Cartão postal de uma das mais importantes cidades dos Estados Unidos, a Golden Gate Bridge começou a ser construída em 1933 e foi inaugurada em 1937.
Foto: Bernard Spragg/ Flickr<br>
Foto: Bernard Spragg/ Flickr<br>
Suas torres chegam a 227 metros de altura e a estrutura inclui uma torre de teste, com quatro metros de altura, e que foi a primeira parte a ser construída.
Embora em algumas fotos ela possa parecer vermelha ou marrom, sua cor original é laranja. E isso foi acidental, já que a intenção inicialmente é que ela fosse realmente vermelha. É que quando o aço para a ponte foi instalado pela primeira vez, ele estava coberto com um fundo de tinta vermelho, mas um engenheiro consultor da obra testou um laranja, gostou e assim ela ficou.
Com passagem livre e aberta ao público, a Golden Gate tem 2,7 Km de extensão e pode ser cruzada de carro, a pé e de bicicleta, sendo o principal atrativo turístico de São Francisco.
*Especial para Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!