Estilo & Cultura

Menina de 10 anos constrói minicasa com captação de água da chuva e energia solar

HAUS
29/07/2017 19:47
Thumbnail

Garota dos Estados Unidos monta casa própria sozinha para projeto escolar. Foto: Relax Shacks/Reprodução

Com apenas 10 anos, a norte-americana Callie Hilton criou um projeto incrível: uma minicasa com energia solar e captação de água da chuva para pessoas em situação de vulnerabilidade, cujos materiais custam apenas 10 dólares. A minicasa recebeu o nome de “Callie’s Coop”, que brinca com a polissemia da palavra “coop”: além de significar uma minicasa, dá a ideia de autossustentabilidade.
A pequena casa pesa pouco mais de 11 quilos é feita em uma estrutura móvel composta por duas partes. A primeira contém um colchão, uma lâmpada e uma gaveta para armazenar pertences pessoais. Já na segunda porta, Callie guarda um recipiente para armazenamento de água, um banheiro de compostagem e uma espécie de forninho à luz do sol, cuja tampa é feita do mesmo material que uma lupa, para aquecer os alimentos.
O ponto-chave da casa é o telhado. Sua forma ondulada e seu ângulo inclinado possibilitam que a água da chuva escorra e seja captada para o recipiente de armazenamento de água dentro do abrigo. Já a única lâmpada da casa é alimentada por um painel solar de 5 volts instalado no telhado.
“Minha inspiração foram os vídeos do YouTube, porque eu vi isso lá, mas eu não queria construir nada exatamente como aquilo”, explica Callie no vídeo no qual mostra os detalhes do seu projeto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!