i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Morre Francisco Brennand, o nome lendário das esculturas gigantes

  • PorHAUS
  • 19/12/2019 15:00
Foto: Oficina Brennand/Divulgação
Foto: Oficina Brennand/Divulgação| Foto:

Nesta quinta-feira (19) o Brasil perde um de seus artistas mais brilhantes. Faleceu em Recife (PE) aos 92 anos o artista plástico Francisco Brennand. Há dez dias ele estava internado no Hospital Português após ser diagnosticado com pneumonia. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou luto oficial de três dias.

O lendário artista ficou conhecido por suas esculturas gigantes e um amplo trabalho com cerâmica. Sua obra principal é a Torre de Cristal, com 32 metros de altura em argila e bronze, no Parque das Esculturas, na capital pernambucana.

Morre Francisco Brennand, o nome lendário das esculturas gigantesMorre Francisco Brennand, o nome lendário das esculturas gigantes

Sua oficina é um museu a céu aberto e frequentemente procurada por turistas de todo o mundo para conferir suas esculturas, ilustrações, pinturas e cerâmicas. Foi discípulo do escultor Abelardo da Hora, falecido em 2014, na Cerâmica São João, e ainda jovem foi convidado pelo colega de classe Ariano Suassuna a ilustrar poemas no jornalzinho do colégio.

A partir do final da década de 1940 começou a colecionar prêmios. Sua temática preferida era o meio ambiente e o futuro da raça humana no planeta. Pelo conjunto e singularidade de suas obras, Brennand ganhou o Prêmio Gabriela Mistral na década de 2000, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Em 2017, recebeu a Medalha do Mérito Capibaribe, maior comenda da Prefeitura de Recife, e no mesmo ano a Medalha do Mérito Guararapes – Grã Cruz, principal honraria do estado em que nasceu.

Morre Francisco Brennand, o nome lendário das esculturas gigantes

O velório aberto ao público acontece desde as 16 horas na Capela Imaculada Conceição, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea. O sepultamento ocorrerá na manhã desta sexta-feira (20), no cemitério Morada da Paz, no município de Paulista.

Morre Francisco Brennand, o nome lendário das esculturas gigantesMorre Francisco Brennand, o nome lendário das esculturas gigantesMorre Francisco Brennand, o nome lendário das esculturas gigantes

LEIA TAMBÉM      

Adeus, 2019! 10 fatos que marcaram o ano na arquitetura, na arte e no design

Jaime Lerner é eleito 2º maior urbanista do mundo

Decoração viva: criar abelhas nativas dentro de casa começa a se popularizar

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.