Estilo & Cultura

Edifício Tijucas: o gigante mais famoso de Curitiba

Luan Galani
02/12/2015 00:00
Thumbnail

Edifício Tijucas recebe o Tijucão Cultural neste sábado (19), com dezenas de artístas expondo obras, peças de design e apresentando performances. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

Tudo começa ou termina no Edifício Tijucas. Cada protesto, cada fofoca. Esse senhor edifício de 57 anos, que se levanta como um gigante sobre a minúscula Avenida Luiz Xavier, já viu de tudo. Até a Guerra do Pente, quando, por causa de um pente, três dias de quebra-quebra se sucederam em Curitiba em 1959. E continua um ponto de referência para quem frequenta o centro da capital paranaense. Pelo menos 10 mil pessoas circulam pela galeria todos os dias, assegura o atual síndico do bloco comercial, o contador Oscar Ferreira, 69 anos.
Apesar da popularidade, pouco se sabe sobre a história do prédio. Os registros em arquivos públicos são escassos. Não existe versão oficial nem informação sobre quem o construiu. E tudo de que se tem notícia sobre o edifício é resultado de histórias transmitidas oralmente de morador a morador, de comerciante a comerciante.
A começar pelo nome. Tijucas tem origem tupi e significa lama ou água suja. Reza a lenda que o prédio recebeu esse nome justamente porque a área era um verdadeiro lamaçal antes da construção. A primeira parte a ficar pronta foi a galeria e o bloco comercial, em 1958.
Detalhe geométrico dos lances de escadas do prédio.
Detalhe geométrico dos lances de escadas do prédio.
Sua arquitetura é tipicamente modernista, mas tímida. É feito de concreto armado, janelas com esquadrias discretas e portões de acesso da galeria de vidro e aço. Porém, suas características modernas param aí. Como explica a arquiteta Maria da Graça Rodrigues Santos, que leciona na Universidade Positivo: “Existem mais espaços cheios do que espaços vazios no edifício, por exemplo. Justamente o inverso do que se espera de uma construção modernista”. A fachada de alvenaria aparente voltada para a Rua XV é a maior prova disso.
Com 31 andares, o Tijucas tem sua maior expressão na verticalidade. “Na Curitiba do final da década de 1950, o prédio surge como um monstro, um marco na paisagem”, destaca Maria, lembrando que a união de estabelecimentos comerciais a unidades residenciais no prédio é uma ideia que o arquiteto francês Alfred Agache trouxe para o planejamento de Curitiba, inspirada provavelmente no que a Paris do século 19 fazia.
Edifício é ponto de convergência de criatividade.
Edifício é ponto de convergência de criatividade.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!