Estilo & Cultura

A evolução da arquitetura nos dois lados do muro de Berlim

Julie Krauniski
30/11/2015 00:00
Thumbnail

East Side Galery, à beira do rio Spree, em Berlim. Fotos: Julie Krauniski/Divulgação.

Com a queda do muro de Berlim, em 1989, um dos lados do rio, que pertencia à Alemanha Oriental (RDA), ficou vazio. A região, na parte comunista, não se desenvolveu ao longo dos anos, devido à localização fronteiriça. Desde a unificação, a cidade vem preenchendo e modernizando os espaços da antiga RDA. Um dos projetos mais ambiciosos é o chamado Mediaspree: empresas de peso em mídia e startups têm se estabelecido ao longo de uma das partes do rio que corta a capital, o Spree. O foco é na área próxima à East Side Galery, uma parte do muro ainda em pé, em frente ao rio, que acabou virando uma galeria de grafites a céu aberto.
Oberbaumbrücke, ponte vermelha construída no século 18, que separa o leste do oeste de Berlim.
Oberbaumbrücke, ponte vermelha construída no século 18, que separa o leste do oeste de Berlim.
Escritório da Universal Music Berlin.
Escritório da Universal Music Berlin.
Mudança
Geograficamente falando, hoje os papéis se inverteram. O lado ocidental do rio continua quase o mesmo, mas agora cheio de startups, cafés, bares, restaurantes e clubes. Uma das novas empresas, a Global Leads Group, que abriga a marca brasileira Cupons Mágicos, tem vista privilegiada para a antiga Berlim Oriental. A equipe de 23 pessoas, composta por funcionários de nove países (Brasil, México, Espanha, Itália, França, Portugal, Alemanha, Rússia e Ucrânia), desfruta de um ambiente jovem e leve, no coração hipster da capital alemã. “Não há nada melhor do que ir de bicicleta ao trabalho todos os dias e cruzar o rio pela linda Oberbaumbrücke, ponte vermelha construída no século 18, que separa o leste do oeste. Todos os dias, atravesso as ‘duas Berlins’. É maravilhoso aproveitar a pedalada e ir percebendo a diferença entre os lados que costumavam ser separados pelo muro”, declara Diana Marco, gerente de marketing do Cupons Mágicos.
A rua Schlesische Str., no lado ocidental do rio, também é cheia de escritórios de arquitetura. O Raumlaborberlin, por exemplo, é um coletivo de oito arquitetos experimentais, que atuam na intersecção de urbanismo, arte, intervenção urbana e arquitetura. Focam em áreas urbanas difíceis – lugares divididos por diferentes sistemas, períodos históricos ou ideologias. O grupo também se interessa por locais abandonados ou em transição, que contêm alguma relevância para processos de transformação urbana.
Na outra margem do rio, durante a Guerra Fria, os edifícios industriais foram transformados em torres de vigilância. O muro de Berlim (1961 – 1989) ficava ao longo da margem oriental e o desenvolvimento ali se tornou-se impossível. Com a unificação, começaram os planos de ocupação da margem “comunista” do Spree. Contudo, demoraram a ser implementados devido às circunstâncias econômicas. Um dos critérios para os projetos era que as empresas candidatadas fossem envolvidas com arte, mídia ou entretenimento. Outro era a apresentação de conceitos arquitetônicos ambiciosos, que deixassem a beira do rio livre para acesso público.
Mediaspree
Em 2002, a Universal Music recuperou o antigo frigorífico Eierkühlhaus, com financiamento do Senado no valor de 10 milhões de euros. O prédio, projetado por Oskar Pusch, foi construído em 1928 e conta com fachada funcional e elementos Bauhaus, como paredes grossas de alvenaria e padrão decorativo em forma de balão feito com cimento. O antigo frigorífico foi convertido em escritório pelo arquiteto berlinense Reinhard Müller, que decidiu abrir a fachada e cobrir com uma cortina de vidro. Os elementos históricos das janelas, tetos em abóbada de berço e paredes foram conservados.
No início de 2004, um antigo armazém, de 1907, foi completamente remodelado para a MTV Central Europe. Projetado originalmente pelo arquiteto berlinense Friedrich Krause, o prédio de concepção classicista, incluindo telhados de quatro águas e clínqueres de alvenaria, recebeu elevadores, escadarias e garagem subterrânea. Os escritórios comportam até 300 funcionários, arquivo, áreas técnicas, áreas comuns e creche.
O nhow é um novo conceito em hotéis: offbeat, dinâmico, algo entre local e internacional. Cada unidade tem seu próprio tema – sempre variantes de moda e arte. No nhow Berlin, o tema é música e o público é formado por viajantes cosmopolitas, jetsetters e músicos. O hotel tem seu próprio gerente musical e instrumentos estão entre os tipos de serviço de quarto para sessões de música. O hotel também disponibiliza um estúdio de gravação, com vista panorâmica, em colaboração com o lendário Hansa Berlin.
Nas margens do Rio Spree, o nhow Berlin está no epicentro da cena criativa de dois bairros: Friedrichshain e Kreuzberg. Integrar a arquitetura industrial local combinada à efervescência cultural da cidade foi tarefa atribuída ao arquiteto Sergei Tchoban e ao designer Karim Rashid. O conceito arquitetônico do hotel envolve a interseção do edifício em três torres. O bloco superior parece flutuar 36 metros acima do Spree. A fachada de clínquer e o bloco, que paira quase que livremente sobre a margem do rio, lembram um guindaste e também a antiga área portuária do local. As áreas comuns do hotel – lobby, recepção, restaurante, bar e salas de conferências – estão localizados no térreo. Janelas enormes parecem tornar o hotel parte do espaço público. Um telhado parcialmente de vidro permite ver o chão da torre flutuante.
Hoje, a antiga Berlim comunista é até mais moderna do que a outra. Após a queda do muro, o governo alemão investiu e tem investido pesado na “capitalização” do leste. Mas os guindastes ainda estão por todos os lados. Vamos acompanhar.
Escritório da Global Leads Group, no Mediaspree. Dani Rodriguez/Divulgação.
Escritório da Global Leads Group, no Mediaspree. Dani Rodriguez/Divulgação.
Hotel nhow Berlin, no Mediaspree.
Hotel nhow Berlin, no Mediaspree.
MTV Central Europe, no Mediaspree.
MTV Central Europe, no Mediaspree.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!