Estilo & Cultura

Trens da França trazem obras de arte para os passageiros

HAUS
03/05/2016 00:55
Thumbnail

Reproduções de telas impressionistas e dos vitrais do Museu d'Orsay fazem parte dos vagões de trens franceses. Fotos: Christophe Recoura / Divulgação

Em um esforço para trazer a arte mundialmente famosa para o grande público, o serviço ferroviário estatal da França, vem aplicando obras de renome a um dos meios de transporte mais populares no país europeu. O interior de vários vagões do sistema público de trem foi reformado e coberto com filme gráfico que imita arte impressionista do Museu d’Orsay, um dos mais importantes de Paris.
LEIA MAIS
Arte em trens franceses
Arte em trens franceses
Arte em trens franceses
Arte em trens franceses
O projeto é uma parceria com a multinacional 3M, referência em produtos para sinalização, entre outros. A ação inclui ainda uma imitação da arquitetura do palácio de Versalhes, imagens históricas da companhia francesa de cinema Gaumont e reproduções de obras emblemáticas como “O louvre: manhã, sol” (1901), de Camille Pissarro e Nenúfares (1904), de Claude Monet.
Reprodução de tela de Monet em trem francês.
Reprodução de tela de Monet em trem francês.
Além de agregar beleza ao passeio, o projeto reflete os laços entre as ferrovias e a arte. Muitas paisagens vistas por quem viaja pelos trilhos franceses serviram de inspiração para muitos artistas. Da mesma forma, o Museu d’Orsay começou a vida como uma estação de trem antes de se tornar um espaço de arte.
Reprodução de obras de arte no interior de trens franceses.
Reprodução de obras de arte no interior de trens franceses.
De acordo com o serviço ferroviário, como resultado da intervenção criativa, há a diminuição drástica de vandalismo no interior dos vagões.
Arte em trens franceses.
Arte em trens franceses.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!