Encontro em Curitiba ensina como implantar a tecnologia BIM em seu escritório

HAUS
25/04/2017 13:32
Thumbnail

Considerada o futuro nos processos de projetos de arquitetura e engenharia, tecnologia BIM será debatida em encontro promovido pela AsBEA-PR em Curitiba. Imagem: Reprodução BIM Project

Acontece na próxima quinta-feira (27) a partir das 14 horas o 4º Encontro de Tecnológia de Produção e Comunicação CAD/BIM. O evento é organizado pela Associação Paranaense dos Escritório de Arquitetura (AsBEA-PR) com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), será realizado na sede do Sebrae/PR, na Rua Caeté, 150, no Prado Velho. É necessário confirmar presença pelo telefone 0800-570-0800.
O tema deste ano é “Porque e como implantar a tecnologia BIM em seu escritório”. Para ampliar a discussão foram convidados três especialistas no assunto. Mariana Macedo da BIMobject ser´pa a primeira a falar com o tema “A digitalização da indústria da construção e seu impacto”; na sequência haverá a apresentação do consultor David Pinto sobre implantação BIM com baixo custo. Por fim, Paulo César Pellanda Cloud da 4 Project apresentará ferramentas para gestão estratégica do ambiente construído.

A importância do BIM

De acordo com Keiro Yamawaki, presidente da AsBEA-PR,  BIM significa Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção. Ele explica que o sistema é o futuro dos desenhos e informações na construção civil e arquitetura.
Informações do texto BIM: A evolução do CAD publicado no Render Blog, explicam que o arquiteto, ao projetar um edifício com a tecnologia, consegue especificar não apenas os parâmetros geométricos dos componentes do prédio, mas detalhar todos os materiais que o compõem, além de propriedades térmicas e acústicas, custos de material e custos de construção, quantificação de trabalho e tempo de mão-de-obra. Tudo isso desde a fase inicial do projeto até à conclusão e, até mesmo, impactando o processo ‘desconstrutivo’, no fim do ciclo de vida útil.
Todo o sistema é paramétrico, o que permite que uma alteração feita em uma parede, por exemplo, faça com que o software BIM atualize todo o projeto em tempo real.

SERVIÇO

4º Encontro de Tecnológia de Produção e Comunicação CAD/BIM
Realização AsBEA-PR com apoio do Sebrae/PR.
Dia 27/04 das 14 às 18 horas
Rua Caeté, 150, Prado Velho
Confirmar presença pelo fone 0800-570-0800

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!