Casa Cor Paraná 2015: serviços e área externa

adrianoj
23/06/2015 01:00
Thumbnail

Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

PRAÇA CASA COR
Com uma pegada berlinesca, o paisagista Wolfgang Schlögel criou um espaço ao ar livre para as artes. Vários painéis de vidro afixados à fachada paranista da Fábrika receberam pinturas exclusivas de artistas locais, como Celestino Dimas, Giórgia Manfredini da Gama, Luiz de Souza, Marcelo Le, Sandra Hiromoto e Soraia Savaris. Esculturas clássicas e contemporâneas completam o espaço junto de poltronas de fibra sintética e uma lareira de aço. “É uma tentativa de conjugar a austeridade do prédio histórico com a arte de rua, em uma área para a confraternização das pessoas”, diz.
JARDIM, FACHADA E BILHETERIA
As arquitetas Simone e Milena Schulmeister criaram peças esculturais exclusivas para aplicar na fachada e dar movimento de onda à parede, quando iluminadas com LED azul. Em todo o jardim, deque preto de madeira reutilizada, que leva até um espelho d’água, com diversos vasos espalhados. Na bilheteria, o telhado ecológico fornece isolamento térmico, acústico e maior controle da drenagem pluvial.
METRO CÚBICO
Alertar para o uso consciente da água é a intenção desse ambiente conceitual que une arte, iluminação e interação com o público. No espaço de 20 m2, o s profissionais André Largura, Giovana Kimak, André Mendes e Beto Bruel trabalharam de forma provocativa e poética. A parte de baixo das paredes foi pintada de cinza escuro, simbolizando uma marca de enchente e mostrando o poder  devastador da água.  A parede principal do espaço e o teto, com forro de madeira original do imóvel, tem intervenção artística e a  iluminação  “lava” o ambiente com a cor azul. Uma proposta interativa encerra o espaço.
GALERIA RETRÔ
Ambiente conceitual mostra uma Curitiba antiga, vista pelos moradores que tiveram sua história construída na cidade. O foco são os objetos usados até a década de 1950 nas residências curitibanas. Foram garimpadas, com famílias tradicionais, cadeiras, peças decorativas e eletrodomésticos antigos. O projeto é apoiado pelo Centro Europeu e os cinco melhores alunos do curso de Design de Interiores da turma de 2014 auxiliam na execução, orientados pela arquiteta Katalin Stammer, que é supervisora do curso.
Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Letícia Akemi/Gazeta do Povo
PÓRTICO E PORTE COCHÈRE
A integração com a natureza dá o tom ao projeto das designers de interiores Gisele Busmayer e Carolina Reis. O espaço bastante funcional de 80m² foi montado com contêiners e uma árvore preservada do local está incorporada ao ambiente interno. Na decoração, predomínio de madeira escura e de cobogós (elementos vazados) brancos. Destaque ainda para a captação de água da chuva, destinada à árvore, e para o piso feito com resíduos de pedreira.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
RECEPÇÃO E PRAÇA GOURMET ARAUCO
Com 350 m², o ambiente se propõe a ser o ponto de encontro dos visitantes. De autoria da arquiteta Renata Pisani e da paisagista Ana Augusta Lupion, o espaço é marcado pela integração dos diferentes ambientes e pela mistura harmônica entre o metálico, a madeira e o couro. Quatro colunas são revestidas com samambaias e o efeito visual adicional fica por conta dos painéis de aço sobrepostos, que criam ilusão de ótica conforme o observador se desloca. Na paleta de cores, alternância entre tons neutros e quentes.
BUSINESS OFFICE
As arquitetas Denise Pereira Bazzo e Janaina Bazzo conceberam o escritório de uma empresa de empreendimentos imobiliários em duas partes: um lounge e uma área de atendimento, num mix de elementos entre o clássico e o contemporâneo. O projeto valoriza a estrutura original com pé direito alto, materiais aparentes e iluminação natural. Na entrada, tapete confeccionado pela Originale Maison e um lustre de cristal. No outro espaço, espelhos, painéis de MDF e jardim vertical ladeando a porta principal.
ESPAÇO KIDS
Caixa de brinquedos. Essa foi a inspiração da dupla de arquitetos Cynthia Karas e Adelino Marinho para a área voltada aos pequenos. A ergonomia atende ao padrão infantil e uma enorme árvore de MDF foi plantada no meio do espaço para brincar com a proporção e trazer o adulto para a escala da criança. Para estimular a criatividade, mistura de madeiras, MDFs coloridos, tecidos e tapetes. No mobiliário, banqueta Anjinho, da Furf Design, e peças da Ontwerp e da Renata McCartney Home.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
ESPAÇO INSTITUCIONAL DA ARQUITETURA DO PARANÁ
A sala corporativa assinada pela arquiteta Margareth Menezes trabalha com o conceito de vestir as paredes, para que, em uma possível expansão da empresa, o espaço possa crescer e não seja necessário fazer novas obras. Os painéis acústicos são revestidos com madeira de reflorestamento e servem tanto como divisória quanto como material que preserva a acústica do ambiente, característica tão importante para uma sala de reuniões.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
SALA VIP PARA EVENTOS
Com inspiração nos lounges de grandes hotéis do mundo, o espaço assinado pelo escritório Bender Arquitetura une características das áreas comerciais ao conceito residencial. De autoria de Karla Bender, Filipe Bender Almeida, Marilia Bender Almeida, Larissa Inoue e Caetano Nigro, o projeto mantém as características originais do local e foi concebido como um espaço multiuso, podendo receber de uma festa a um palestrante. A entrada do espaço fica por conta de duas lareiras em forma de totens. No piso, um desenho orgânico, misturando vinílico e carpê, ganha movimento e delimita as diferentes áreas. Sofás, pufes e lustres foram desenhados pelos arquitetos. O projeto também tem infraestrutura de áudio e vídeo para realização de eventos.
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
BANHEIROS PÚBLICOS
Abertos ao público durante a mostra, os banheiros criados pela arquiteta Simone Stolfa têm identidade feminina e masculina. O ambiente foi todo reformado, as cabines foram aumentadas, para garantir conforto. No toalete masculino, pastilhas de vidro espelhadas em tons de preto e cinza. No espaço feminino os revestimentos são branco jateado e prata. O hall é um espaço de convívio onde a arquiteta procura trabalhar as tendências de decoração, entre elas a cor marsala nas paredes.
TOILETTES SOCIAIS
O toilette masculino assinado pela designer de interiores Lilian Barbosa prima pela sobriedade. Utiliza o preto, madeira de jacarandá e espelhos bronze para proporcionar amplitude ao pequeno ambiente. No banheiro feminino, Lilian preferiu o inverso. Brinca com cores claras e linhas retas.
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
COCKTAIL BAR E MEZANINO
A modernidade está no DNA do cocktail bar criado pelas arquitetas Carolina Rousseau e Camila Markowicz. Novos tecidos aplicados em quadros e no mobiliário remetem à brasilidade e ao trabalho de Tarsila do Amaral, principalmente pelo uso de tons terrosos, pontuados por algumas cores mais vibrantes, como o amarelo. Para o mezanino, o estilo é mais amadeirado, somente com peças assinadas por Sérgio Rodrigues, arquiteto e designer carioca aclamado internacionalmente. Os objetos soltos podem ser modificados sem dificuldades no dia a dia.
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
PUB
Rusticidade no melhor estilo saloon é a marca do pub concebido pela arquiteta Viviane Tabalipa. Em homenagem ao empresário Marco Lemanski, cuja família é conhecida pela criação de cavalos, a arquiteta optou por tons de verde e vinho, papel de parede xadrez e lambril nas paredes, aço laminado no balcão, couro nas banquetas e cabeças de animais exóticos na decoração das paredes. O toque final é o revestimento com réguas que passam pela técnica de prensagem handscrape, criando a mesma aparência dos velhos chãos de madeira das fazendas.
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Conheça todos os ambientes da mostra:
Textos: Daliane Nogueira, Eloá Cruz e Luan Galani

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!