SP-Arte cria novo setor dedicado ao design

HAUS
21/03/2016 18:30
Thumbnail
Design é arte? A discussão rende horas de debate, palestras, teses. Mas o que é inquestionável é o design como uma das áreas de maior destaque da criatividade brasileira. Pensando nisso, o design terá seu espaço exclusivo na 12ª. edição da SP-Arte, a feira internacional de arte de São Paulo.
De 7 a 10 de abril, o terceiro andar do Pavilhão da Bienal vai abrigar um setor com os destaques do design autoral brasileiro: ETEL, DPOT, Firma Casa, Artemobilia, Mercado Moderno, OVO, entre tantas que têm em seus catálogos nomes como Luciana Martins e Gerson de Oliveira, Jader Almeida, Zanini de Zanine, e muitos outros celebrados designers contemporâneos.
Mas haverá espaço para clássicos criadores do mobiliário brasileiro modernista como Joaquim TenreiroLina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues, Zanine Caldas, Giuseppe Scapinelli, Gregori Warchavchik e Jorge Zalszupin. 
Como acontece com a SP-Arte, hoje uma das dez feiras de arte mais importantes do mundo, o setor de design pretende ser uma plataforma de negócios que movimente o crescente mercado brasileiro, desperte o interesse para a produção local e coloque o Brasil no calendário mundial de design. “Queremos mostrar o bom design brasileiro para todos. É para apreciadores, para quem quer conhecer mais, e também para o público internacional”, explica Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte.
O novo setor, que abrangerá desde as primeiras peças criadas no Brasil até o que é feito pela nova geração, delineará, em sua edição de estreia, uma história do mobiliário nacional.
Os visitantes poderão ver o que há de mais atual no ramo, como o trabalho de Zanini de Zanine (hoje um dos jovens nomes nacionais mais festejados), as peças apuradas de Jader Almeida, o humor elegante e conciso da OVO, o colorido bem aplicado e as formas geométricas de Marton, as refinadas peças de vidro e também de madeira de Jacqueline Terpins, além do sempre preciso trabalho de mestres da madeira como Carlos Motta e Hugo França.
Haverá a apresentação de coleções especiais, como a inédita de Claudia Moreira Salles, na ETEL; a Cangaço, assinada pelos irmãos Campana e por Expedito Seleiro com exclusividade para a Firma Casa, além de peças especiais de Carlos Motta em homenagem aos seus 40 anos de carreira. Destaque na DPOT para Geraldo de Barros e Jader Almeida, e mais a edição especial Banco 15, de Zanini de Zanine , em homenagem aos 15 anos de falecimento de seu pai, Zanine Caldas, na galeria Mercado Moderno.
Homenagem
Um grande destaque é a presença imprescindível do design modernista dos criativos anos 1950 e 1960. Esta época, em que o mobiliário brasileiro se fixou na memória internacional, estará representada na feira por nomes como Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin, o português Joaquim Tenreiro, a italiana Lina Bo Bardi – grupo que fazia arte em móveis de jacarandá, exibindo capacidade de síntese e liberdade criativa. Será possível adquirir na Feira suas peças originais e reeditadas, incluindo algumas raras.
Peças de design anônimo de origem industrial das décadas de 1940-50 também estarão na SP- Arte, no estande da Pé Palito. São inspiradas pelo movimento americano Streamlined Moderne, parte de uma arquitetura Art Deco, que tem em suas formas referências às indústrias automobilística e aeroespacial.
O setor terá ainda os primeiros móveis 100% brasileiros, no estande do antiquário Itamar Musse, de Salvador, e no de Sandra e Marcio, de Belo Horizonte. Datados do século 19, os móveis foram criados em madeira curvada e palhinha, sob forte influência do estilo austríaco Thonet e das curvas da art-nouveau.
Além de mobiliário, a Feira traz luminárias assinadas por grandes designers, como Maneco Quinderé, que terá um estande com suas peças, além de tapeçarias assinadas por artistas como Jacques Douchez e Norberto Nicola, na Passado Composto Século 20.
Complementando a programação e com um foco no futuro, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, que lançou sua primeira graduação em Design em 1984, exibirá trabalhos de destaque de alguns dos seus melhores alunos, especialmente selecionados para a Feira.
Serviço:
SP-Arte, de 7 a 9 de abril, das 13 às 21 horas e 10 de abril das 11 às 19 horas. No Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, São Paulo. A entrada custa R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!