Responsável pelo primeiro plano diretor de Curitiba, Jorge Wilhelm é tema de palestra

Arquiteto e urbanista é autor do primeiro Plano Diretor de Curitiba, que deu à cidade o título de capital ecológica

Foto: Reprodução

por HAUS

20/04/2018

compartilhe

Nesta segunda-feira (23), às 19h30, a UTFPR recebe uma palestra do professor doutor Irã Taborda Dudeque sobre a atuação em Curitiba do arquiteto e urbanista Jorge Wilhelm (1928-2014), que completaria 90 anos neste dia. A palestra é realizada pelo Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR e tem o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). Não há necessidade de inscrição e a entrada é gratuita.

Jorge Wilhelm foi o autor do primeiro Plano Diretor de Curitiba, em 1965. Um ano antes, a administração municipal realizou concurso público e o escritório do arquiteto e urbanista desenvolveu a proposta vencedora, que foi totalmente implantada pelo prefeito Jaime Lerner, no início da década de 1970. “Além de grande amigo, o Jorge Wilhelm foi uma inspiração a todos os arquitetos e urbanistas. Ele foi fundamental para o processo de planejamento de Curitiba e de outras cidades brasileiras. Foi uma influência generosa e positiva para a equipe que executou o Plano Diretor da capital”, disse Lerner.

Foto: Divulgação

O presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes, destaca que o Plano Diretor elaborado por Wilhelm deu o título de capital ecológica para Curitiba. “A partir desse Plano foram construídos parques em áreas deterioradas da cidade. Esses parques têm até hoje áreas verdes de lazer e lagoas que ajudam na contenção de enchentes. Aproveitando a interligação das bacias hidrográficas da região, ciclovias foram implantadas nestes trechos e isso tudo se tornou em um grande projeto ecológico, especialmente naquela época”, explica.

A esposa e a filha do arquiteto e urbanista estarão presentes na palestra, que será realizada no Auditório da UTFPR (Avenida Sete de Setembro, 3165). Joanna e Ana Maria Wilheim participarão da cerimônia que homenageará Jorge Wilheim como patrono da Gestão 2018-2020 do CAU/PR.

“Estamos resgatando o nome do Jorge Wilheim. Pouca gente sabe da importância dele para o planejamento urbano brasileiro. Além de tudo, o Wilheim lutou para a formação do CAU ainda na década de 1960. Ele sabia a importância de termos um Conselho próprio e, por isso, resolvemos prestar esta homenagem e destacá-lo como o patrono da gestão”, finaliza o presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes.

Serviço

A Atuação do Arquiteto e Urbanista Jorge Wilhelm em Curitiba
Data: Segunda-feira, 23 de abril de 2018
Horário: 19h30
Local: Auditório da UTFPR
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 3165
Entrada franca

LEIA MAIS

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você