MDW

Feira de Milão 2023

Brera District Design debate o futuro do setor no FuoriSalone 2023

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
28/02/2023 19:02
Thumbnail
Uma volta às origens. A 14ª edição do Brera District Design, um dos mais tradicionais do circuito do FuoriSalone, que acontece de 17 a 23 de abril, paralelamente ao Salão do Móvel de Milão, deixa de lado a versão virtual e confirma sua realização inloco. "É o momento de reviver e contemplar ao vivo tudo que o FuoriSalone tem de melhor", anunciou Paolo Casatti, idealizador do evento, durante a coletiva de imprensa que aconteceu nesta terça-feira (28), na sede do jornal italiano "Corriere della Sera", no bairro de Brera, no centro de Milão.
E novidade é o que não falta. Até porque o bairro de Brera é considerado o primeiro distrito do design de cidade italiana. O cenário urbano deste quarteirão central é único: boutiques, laboratórios artesanais, galerias, showrooms, restaurantes e bares. E como acontece já há alguns anos, não estamos mais restritos somente às ruas de Brera. O evento engloba também o bairro de Porta Garibaldi - do ladinho de Brera - conhecido como novo centro de Milão com sua área reurbanizada e o mais alto arranha-céu da cidade, a Torre Unicredit, com seus 231 metros.
A edição de 2023, que conta com cerca de 200 eventos, 7 novas aberturas e 183 showrooms permanentes, além de mostras e instalações, terá como foco central temas como o design sustentável, economia circular, inovação em materiais, regeneração urbana e inteligência artificial. Afinal, o "futuro é agora" e dar-lhe uma forma e um significado é prioridade, um slogan que se tornou fio condutor da manifestação e que está alinhado ao tema proposto pelo FuoriSalone, “Laboratório do Futuro”, em tradução livre.
"Isso nos faz refletir sobre os desafios do mundo contemporâneo. Queremos dar espaço a projetos e práticas capazes de desencadear mudanças. O futuro não é algo abstrato e imaterial, mas algo que se constrói com a qualidade do nosso presente", explicou Paolo Casatti, que também é o idealizador do Fuorisalone.it, um guia e catálogo online de eventos paralelos ao Salão do Móvel, lançado em 2003.
Assim como no ano passado, a identidade visual da edição de 2023 do Brera District Design traz o nome de um grande artista italiano, Mirko Càmia, que se inspirou em elementos futuristas em voga nos anos 1970 (por exemplo, a luminária “Atollo”, de Vico Magistretti, de 1977). O ilustrador criou variações de formas e elementos geométricos simples e claros, que transformam e dão às ruas de Brera uma atmosfera retrôfuturista através do uso de certas cores.

Roteiro e atrações ecléticas 

Entre os projetos em destaque, “Dry Days, Tropical Nights”, da gloTM com Agostino Iacurci, irá realizar uma grande instalação em um edifício tradicional no Largo Treves, no coração de Brera. O artista convida o público a olhar como nosso planeta pode se transformar e como podemos construir juntos um amanhã melhor.
A poucos passos do Largo, a grife Loro Piana, especializada em produtos de luxo feitos de cashmere e lã de alta qualidade, também marca presença com "Apachetas", do artista e designer argentino Cristián Mohaded, um projeto que ficará exposto no jardim interno do headquarter da empresa, na via Moscova.
 Coleção 2023 Molteni & C Outdoor.
Coleção 2023 Molteni & C Outdoor.
A designer Elena Salmistraro assina a nova coleção para a Lanerossi, fabricante de tecidos para projetos de design de interior, que será lançada no showroom de Via Mercato. Já a Molteni reabre sua loja em Via Solferino, completamente reformada com um projeto do arquiteto e diretor criativo da marca, Vincent Van Duysen. A empresa apresentará a nova coleção 2023 Molteni & C Outdoor. E pelo segundo ano consecutivo, o Aquário Cívico de Milão irá receber uma instalação de autoria da STARK em colaboração com as arquitetas Alice Buroni e Gloria Lisi juntamente com Alex Buroni.
HAUS estará em Milão para a cobertura da Semana de Design e apresentará todas as novidades. Fique ligado!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!