MDW 2023

Feira de Milão 2023

Distrito de design mais antigo de Milão mantém vigor e enfileira destaques no Fuorisalone

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
20/04/2023 00:42
Thumbnail

Tortona Rocks, de Fabio Novembre | Andrea Breda/Divulgação

Durante a Semana de Design de Milão, a Zona Tortona é passagem obrigatória para quem gosta de arte, instalações criativas e jovens talentos que despontam no cenário internacional. O distrito pode ser considerado o "irmão mais velho" dos bairros que difundem o design durante a MDW: foi o primeiro do Fuorisalone.
Tudo começou há quarenta anos, com os jornalistas Flavio Lucchini e Gisella Borioli, idealizadores do Superstudio 13 que (não por acaso) agregava exatos treze estúdios fotográficos destinados à realização de editoriais de moda. Dezessete anos mais tarde, em 2000, o espaço se fundiu ao aclamado SuperStudio Più.
Em poucos anos, Tortona se tornou modelo a ser seguido por outros bairros de Milão. Na Semana de Design de 2023, a região chama a atenção pela diversidade de propostas.
Confira os destaques elencados por HAUS:
Tortona Rocks
O arquiteto pugliese Fabio Novembre, de fama mundial, leva a sua criatividade para o espaço Tortona Rocks e assina um projeto imersivo para a IQOS, marca de cigarros eletrônicos da Philip Morris. A instalação Metropolis "joga" com o conceito de viver em comunidade na metrópole.  O dispositivo de uso cotidiano torna-se, para todos os efeitos, um objeto de design concebido para uma comunidade de pessoas que compartilham espaço, como num grande condomínio.
Discover the jungle
Instalação imersiva da Fundermax
Instalação imersiva da Fundermax
Da cidade à floresta em menos de um minuto. O escritório de arquitetura 23 Bassi trouxe um pouco da fauna e flora tropical para dentro da cidade apostando na sustentabilidade. A pedido da Fundermax, fabricante de painéis para fachadas externas e produtos decorativos para design de interiores, os arquitetos deram vida a uma instalação imersiva onde o público embarca em uma jornada nas selvas através do som e do olfato. Papagaios, girafas e até elefantes convivem harmoniosamente com plantas e árvores tropicais.
IKEA 
"Assembling the Future Together", instalação da IKEA
"Assembling the Future Together", instalação da IKEA
Na Via Tortona, 58, em frente ao Superstudio Più, a Ikea apresenta uma mostra sobre seus 80 anos de história e a instalação sensorial "Assembling the Future Together", sobre como serão as moradias do futuro.
A gigante do design mundial também aproveita a ocasião para lançar a  nova coleção Nytillverkad. São produtos icônicos da marca com nova roupagem: formas já conhecidas em novos acabamentos, cores e padrões. Entre eles, destacam-se o banquinho Domsten, com tampo em pinho e pés coloridos, e a mesa de centro Lövbacken, que combina a madeira com cores fortes como verde, laranja e azul.
Banquinho Domsten repaginado para a MDW 2023
Banquinho Domsten repaginado para a MDW 2023
Já peças vintage como a cadeirinha para crianças Mamut, de 1993, e a poltrona Kadett, de 1974, surgem em edição limitada e serão colocadas à venda em uma das lojas da marca em Milão após a MDW.
Superdesign Show
Obra de Gisella Borioli com direção artística de Giulio Cappellini
Obra de Gisella Borioli com direção artística de Giulio Cappellini
Projeto de Gisella Borioli com direção artística de Giulio Cappellini, Superdesign Show tem como fio condutor a máxima Inspiration-Innovation-Imagination (Inspiração-Inovação-Imaginação, em tradução livre). Um macro-tema que vai da pesquisa de materiais sustentáveis e reaproveitados aos novos talentos que investigam para onde caminha o design e os estudos sobre a evolução da arquitetura na era da inteligência artificial.
Projeto da Lexus com SuperStudio Piu
Projeto da Lexus com SuperStudio Piu
Destaque para as grandes folhas flutuantes no espaço, que simboliza o compromisso da Lexus, montadora de carros ligada à Toyota, com a mobilidade de baixo impacto. A instalação, que tem como protagonista o novo modelo Lexus Electrified Sport Coupé, do designer americano Suchi Reddy, é inspirada nas obras de Henry Matisse.
TOILETPAPER estampa geladeiras da Samsung
TOILETPAPER estampa geladeiras da Samsung
Já a irreverência da marca TOILETPAPER, com suas estampas surreais, passa a fazer parte da coleção de geladeiras Samsung. As portas duplas dos modelos American Freestanding podem ser personalizadas com quatro grafismos diferentes.
BASE Milano
Obra de Claire Fontaine na BASE Milano
Obra de Claire Fontaine na BASE Milano
A força do sexo frágil inspirou artista francesa Claire Fontaine, que dá as boas-vindas aos visitantes da BASE com o seu projeto Cancel Patriarchy. . Letreiros em néon declaram o poder feminino e pregam o amor.
A designer Sanne Visser
A designer Sanne Visser
Pelo segundo ano, a mostra "We Will Design: we have an I.D.E.A" abre espaço para escolas, jovens artistas e designers. Um programa de atividades que inclui palestras, noites musicais e até oficinas para crianças, pensadas para aproximar os baixinhos do design. Um dos destaques é o trabalho da designer inglesa Sanne Visser, que desenvolveu uma técnica para criar "tecidos" de fios de cabelo misturados ao linho, vicunha e lã. "É um material que é descartado e pode ser reutilizado. Resistente e sustentável", explica.
A cobertura de HAUS na Semana de Design de Milão 2023 tem a parceria da Natuzzi.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!