MDW 2023

Feira de Milão 2023

Fuorisalone: Designtech será palco para designers e startups emergentes

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
28/03/2023 14:15
Thumbnail
Há menos de um mês para a abertura oficial da Semana de Design de Milão (Milan Design Week ou MDW, na sigla em inglês), a manifestação já dá mostras de que será uma das mais importantes dos últimos anos. Afinal, depois de três anos conturbados devido à pandemia da Covid-19, o Salone del Mobile.Milano 2023 e o Fuorisalone prometem surpreender não só o setor, mas também o público.
Neste ano, a MDW irá valorizar o design circular, sustentável e inclusivo e os espaços expositivos do Fuorisalone irão "invadir" áreas fora do centro da cidade. Além dos históricos bairros de Brera, Durini, Isola, Statale, Tortona e 5Vie, desponta a zona Certosa, que tem como protagonista o projeto "Innovation for Living" da plataforma Designtech, com uma mostra de designers e marcas emergentes e startups que se apresentam no edifício conhecido como “La Cattedrale” (Via Mario Pannunzio, 3).
A Designtech é um hub focado no design, arquitetura e no setor de construção e imóveis com o objetivo de conectar empresas líderes à startups. Essa é a "alma tecnológica" desta plataforma inovadora que estará presente Feira em Rho (Pavilhão 18), bem como no FuoriSalone, no Certosa District Design para oferecer aos visitantes um novo olhar tecnológico e como ele irá afetar nosso futuro.
O espaço expositivo da Designtech no Salone del Mobile, projetado pelo Studio Volpi, irá abrigar uma área interna de eventos com palco holográfico, palestras e apresentações de startups, além de debates sobre temas relacionados a design, sustentabilidade, regeneração urbana, cidades inteligentes e mobilidade inteligente. "Temos consciência de que a inovação é o caminho certo a se trilhar para valorizar ainda mais as empresas que operam no setor do design", disse durante a coletiva de imprensa em Milão, nesta terça-feira (28), Ivan Tallarico, co-fundador e CEO da Designtech. Ele revelou que no ano passado, quase 15 mil startups italianas foram abertas com investimentos próximos a 2,5 bilhões de euros, um aumento de 68% em relação ao ano anterior. Um sinal inequívoco de que ideias e processos inovadores estão caracterizando toda a economia.
La Cattedrale recebe a mostra "Innovation for Living", com projeto assinado pela Pininfarina
La Cattedrale recebe a mostra "Innovation for Living", com projeto assinado pela Pininfarina
Já a participação da plataforma no FuoriSalone nasce da vontade de criar um espaço exclusivo para experimentação e diálogo entre empresas de tecnologia e designers. O edifífico "La Cattedrale", no bairro de Certosa, sediará a exposição "Innovation for Living", onde designers independentes do mundo todo, incluindo os brasileiros do Desygn Móveis Jardim, por Kleber Alves; Cage Studio, por Gabriel Zanier; Anima Studio Design, por Leandro Fragoso, Sharon Abdalla e Welison Santos; Greco Design, por Gustavo Greco; Mush, por Furf Design Studio; entre outros, irão se encontrar para mostrar por meio de suas criações inovações tecnológicas de longo alcance que estão moldando o nosso dia a dia em escala global. A instalação ocupará uma área de 3 mil metros quadrados dedicada à tecnologia aplicada ao design e à arquitetura e terá projeto expositivo assinado pelo escritório italiano de design Pininfarina, conhecido por desenvolver projetos para ícones mundiais da indústria automobilística, como Ferrari e Maserati.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!