MDW 2023

Feira de Milão 2023

Três macrotendências e sete lançamentos do Salão do Móvel de Milão

Milão
22/04/2023 22:49
Thumbnail

Pedrali é uma das muitas marcas que apostam nas cores em seus lançamentos. | Sharon Abdalla/HAUS

Não há do que duvidar. O Salone del Mobile.Milano, evento âncora da Semana de Design, mantém seu prestígio e tradição ao concentrar nos mais de 170 mil m² de pavilhões expositivos da Rho Fiera lançamentos, tendências e clássicos do design - italiano e mundial - que tanto enchem os olhos e movimentam o mercado, mas que revelam todo o seu significado ao compor os ambientes domésticos.
Os números confirmam. A presidente do evento, Maria Porro, adiantou em encontro com jornalistas nesta sexta-feira (21) que o número de visitantes já é maior do que o da edição 2022 do evento, mesmo na ocasião restando ainda dois dias de feira pela frente - o Salone se encerra neste domingo (23).
Quem chega com disposição para caminhar dezenas de quilômetros por dia encontra novidades, a começar pela nova disposição das marcas entre os pavilhões. O Salone trouxe todas as gigantes do design mundial ali presentes para o mesmo pavimento e já para os primeiros espaços expositivos da feira.
Naquele setor, o que se vê é uma ode ao que de melhor a indústria produz, em termos de materiais e acabamento, e ao que as mentes criativas, do passado ou contemporâneas, são capazes de criar. Em comum, pode-se dizer que as criações giram em torno de três macrotendências principais: sustentabilidade, cores e acabamentos metalizados.
O uso de materiais provenientes da reciclagem ou de reuso é regra. Os ambientes não abandonam por completo os tons neutros, mas são as cores que vibram e atraem a atenção dos visitantes em estofados, mesas e até armários e buffets. Por fim, o acabamento metalizado, que chega com força, polido, como um reflexo da modernidade e tecnologia dos nossos tempos.
HAUS visitou os pavilhões do Salone del Mobile e selecionou 11 peças que destacam tais características. Confira!

Kartell

Do piso ao teto, as cores tomam conta do ambiente da Kartell, em lançamentos assinados por estrelas do design na atualidade. A mesa Thierry XXL é de Piero Lissoni - repare do detalhe da mudança de cores do pé. As cadeiras, feita com cápsulas de café recicladas em uma parceria da marca com a Illy, são revestidas com tecidos Missoni e tem assinatura de Philippe Starck. No teto, os pendentes FL/Y, por Ferruccio Laviani, e sobre a mesa o vaso Shibuya, por Christophe Pillet. Por fim, o tapete Jellies Family, de Patricia Urquiola.

Quaderna

O bom design não tem prazo de validade. A Zanotta é prova disso. A marca traz alguns lançamentos cujo desenho data de décadas atrás, entre eles novas peças para a linha Quaderna, lançada em 2022. São três: rack, buffet e espelho.

Puppy

Um clássico do design mundial, o Puppy, da Magis, ganha nova roupagem. Revestida em veludo (uni ou bicolor), com cores vibrantes, a peça está disponível em dois tamanhos.

Oltralpe

Como o nome sugere, a Glas Italia é reconhecida por seu trabalho com vidro que, nas mãos de Inga Sempé, ganhou ares de modernidade. O buffet Oltralpe traz acabamento metálico refletivo e transforma o móvel em um espelho.

Aava 02

A nova edição da cadeira Aava 02 tem como mote a reinvenção. Assinada por Antti Kotilainen para a Arper em 2013, ela aparece 10 anos depois com 30% de sua matéria-prima de origem reciclada - são utilizados 5,6 Kg de embalagens de detergente recicladas na produção de cada peça.

Surus Elephant

Assinado por Alessandra Baldereschi para a Bosa, o Surus Elephant traz o apelo sustentável a partir de outra perspectiva: a recuperação. Em parceria com a WWF (World Wide Fund for Nature Inc.), a marca destina parte da renda da comercialização da peça, disponível no modelo inteiriço e com abertura para a guarda de objetos, à associação de proteção ambiental.

Linea

Alessandro Mendini é um nome que dispensa apresentações e que é facilmente reconhecido pelo uso das cores. Mas a nova linha assinada pelo mestre do design para a Porro merece ser apontada entre os principais lançamentos do Salone del Mobile. A coleção apresenta três desenhos inéditos do designer: dois aparadores e uma escrivaninha, curadas pelas suas filhas Elisa e Fulvia, em uma série numerada e limitada a 100 exemplares cada.
A cobertura de HAUS na
Semana de Design de Milão 2023 tem a parceria da Natuzzi.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!