Semana de Design de Milão

Feira de Milão 2023

MDW 2023 demonstra por que a Itália é o berço do design

Sharon Abdalla e Fernanda Massarotto, especial para HAUS
08/05/2023 21:45
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Instalação da Preciosa Lighting no Salão do Móvel de Milão | Diego Ravier/Courtesy Salone del Mobile.Milano

Ano após ano a Semana de Design de Milão demonstra ao mundo o que faz da Itália o berço e a principal indústria do setor. A regra valeu para 2023. Uma semana - tomada pelo Salone del Mobile.Milano e o Fuorisalone - foi pouco para que se pudesse conhecer, contemplar e se deixar tocar pelos produtos, pesquisas e soluções apresentadas por marcas e designers independentes em centenas de mostras e outros milhares (talvez milhões) de produtos que vão do mobiliário à iluminação, do escritório ao setor automotivo.
Voltada para ambientes corporativos e hoteleiros, a Aria Infinita é composta por módulos e tem design assinado por Zaha Hadid Design.
Voltada para ambientes corporativos e hoteleiros, a Aria Infinita é composta por módulos e tem design assinado por Zaha Hadid Design.
Só no Salão do Móvel, evento âncora da MDW e o mais tradicional do design mundial, realizado na Rho Fiera Milano, foram mais de duas mil marcas expositoras, sendo 34% delas estrangeiras, de 37 países distintos. Além delas, mais 550 jovens designers de 31 países e 28 escolas do setor, de 18 nacionalidades, apresentaram ao mundo o que se pode esperar do futuro do design no Salone Satellite, idealizado por Marva Griffin Wilshire, mais conhecida como “la mamma”.
Estes números não parecem suficientes para constatar a grandiosidade e importância do evento? O que dizer, então, dos 307.418 visitantes que circularam pelos pavilhões da Rho, 15% a mais do que em 2022?
Como ocorria em anos pré-pandemia, os chineses voltaram em peso a Milão, sendo o primeiro país em número de visitantes depois da própria Itália. Da América Latina, o Brasil lidera a lista e era possível constatar o calor da brasilidade nas ruas, no metrô e, principalmente, nos estandes, mostras e lançamentos apresentados nos eventos milaneses.
Design brasileiro: por Érico Gondim, a poltrona Surucucu tem estrutura em madeira louro canela, detalhes em metal e “cobra” em carnaúba.
Design brasileiro: por Érico Gondim, a poltrona Surucucu tem estrutura em madeira louro canela, detalhes em metal e “cobra” em carnaúba.
Design brasileiro: inspirado no semiárido da Caatinga, o banco Sertão, por Patrick Afornali, tem estrutura em madeira e detalhe em tufting, por Yala Fezer.
Design brasileiro: inspirado no semiárido da Caatinga, o banco Sertão, por Patrick Afornali, tem estrutura em madeira e detalhe em tufting, por Yala Fezer.

Design sustentável

Ir à Semana de Design de Milão é beber na fonte. Mesmo quem não acompanha a área não passa ileso ao apelo e à atratividade que um bom desenho (que une forma, função e estética) proporciona ou aos sentimentos que uma instalação em praça pública é capaz de gerar.
Já para quem atua, consome ou é simpatizante da área, estar na MDW é um deleite. Afinal, ali é possível conhecer grandes nomes e designs do passado, encontrar e trocar ideias com os gênios da atualidade, saber o que estão produzindo e sobre o que estão pensando, além de vislumbrar para aonde caminha o futuro do setor.
A Zanotta apresentou a extensão da linha Quaderna, com design de 1972 pelo Superstudio, com rack, espelho e buffet.
A Zanotta apresentou a extensão da linha Quaderna, com design de 1972 pelo Superstudio, com rack, espelho e buffet.
A contar pelo exposto em 2023, pode-se certamente vislumbrar um rumo mais sustentável. Este não é um tema novo (já havia aparecido com força na edição 2022), mas de tendência tornou-se realidade e premissa das gigantes do design mundial e do trabalho dos novos talentos, que ganharam corpo, visibilidade e se apresentam sem dever nada ao que é produzido pelos nomes mais conhecidos e reconhecidos.
Cadeira Eleganza, por Philippe Starck para Kartell, é produzida a partir de cápsulas de café da Illy e revestida com tecidos Missoni
Cadeira Eleganza, por Philippe Starck para Kartell, é produzida a partir de cápsulas de café da Illy e revestida com tecidos Missoni
Sustentabilidade: assinada pela italiana Krill Design, a Ohmie é a primeira luminária do mundo produzida totalmente a partir de cascas de laranja.
Sustentabilidade: assinada pela italiana Krill Design, a Ohmie é a primeira luminária do mundo produzida totalmente a partir de cascas de laranja.
Os resíduos da produção do pendente Illan, um dos ícones da Luceplan, com design por Zsuzsanna Hovarth, dão forma à arandela, novidade da linha.
Os resíduos da produção do pendente Illan, um dos ícones da Luceplan, com design por Zsuzsanna Hovarth, dão forma à arandela, novidade da linha.
Sustentabilidade: a Magis trouxe a reedição da Air-chair, assinada por Jasper Morrison, em material reciclado de embalagens de alimentos.
Sustentabilidade: a Magis trouxe a reedição da Air-chair, assinada por Jasper Morrison, em material reciclado de embalagens de alimentos.
Novos materiais (produzidos a partir de reciclagem, reuso e novas tecnologias -  especialmente as de origem biológica), reutilização e soluções para o descarte menos poluente dos mobiliários foram vistos em praticamente todos os estandes e mostras. Assim como o uso de menos matéria-prima, que impacta significativamente na redução do consumo, especialmente quando se fala em iluminação.
Flavia Thumshirn assina para Ingo Maurer a luminária de piso Nuunu, com estrutura minimalista e cúpula em papel metalizado na cor dourada.
Flavia Thumshirn assina para Ingo Maurer a luminária de piso Nuunu, com estrutura minimalista e cúpula em papel metalizado na cor dourada.
A mostra Euroluce, tradicionalmente bianual, mas que não era realizada há quatro anos por conta da pandemia de Covid-19, vestiu-se de negro para receber os expositores e deixar que os lançamentos brilhassem.
Pelos corredores, nomes consagrados do design contemporâneo e mestres como Ingo Maurer, falecido em 2019, apresentaram projetos com design limpo, racional, que levaram ao extremo a funcionalidade e a interação com a peça, além de permitirem diversidade de composições, para que cada projeto, cada usuário possa ter a sua luminária, o seu sistema de iluminação da maneira que desejar ou necessitar.
Luminária Black flag, da Flos, é extensível e alcança um grande raio de abertura. Design por Konstantin Greice.
Luminária Black flag, da Flos, é extensível e alcança um grande raio de abertura. Design por Konstantin Greice.
Com acabamento em porcelana e estrutura em metal, os pendentes Fregio, por Andrea Anastasio para Foscarini
Com acabamento em porcelana e estrutura em metal, os pendentes Fregio, por Andrea Anastasio para Foscarini
Tom Dixon volta à Euroluce e lança o pendente Puff, com corpo em chapas de metal cortadas e curvadas para o efeito inflado e nas cores prata e dourado.
Tom Dixon volta à Euroluce e lança o pendente Puff, com corpo em chapas de metal cortadas e curvadas para o efeito inflado e nas cores prata e dourado.
De volta ao mobiliário, um terceiro ponto se destacou na Semana de Design: o acabamento metalizado. Ele apareceu fosco, polido, espelhado, em assinaturas estreantes ou consagradas, como a dos Irmãos Campana para a Louis Vuitton (na primeira MDW após a partida de Fernando, em novembro passado), como um chamado à modernidade e à racionalidade.
Design Brasileiro: única marca brasileira no pavilhão principal do Salone del Mobile, A Lot of Brasil, sob o comando de Pedro Franco, apresentou a poltrona Ancestral, em aço inox.
Design Brasileiro: única marca brasileira no pavilhão principal do Salone del Mobile, A Lot of Brasil, sob o comando de Pedro Franco, apresentou a poltrona Ancestral, em aço inox.
Poltrona Silver Vendicari Lido, por Jangir Maddadi para Cappellini, em edição limitada.
Poltrona Silver Vendicari Lido, por Jangir Maddadi para Cappellini, em edição limitada.
Efeito metalizado transforma em ‘espelho’ o buffet de Inga Sempè para Glas Italia.
Efeito metalizado transforma em ‘espelho’ o buffet de Inga Sempè para Glas Italia.
Design brasileiro: estante Shelf, por Furf Design Studio para Esmo Design, em aço inoxidável e madeira muiracatiara.
Design brasileiro: estante Shelf, por Furf Design Studio para Esmo Design, em aço inoxidável e madeira muiracatiara.
Mas aí você se pergunta: e o conforto, o aconchego que vivemos durante a pandemia? Não persistiu? A resposta é sim, especialmente quando o assunto são os estofados. Eles seguem volumosos, aconchegantes, com revestimentos que proporcionam conforto ao toque e que mantêm tendências da edição passada da MDW, como o bouclé.
Sofá Melody, por Simone Bonanni Studio, tem cor vibrante, linhas orgânicas e possibilidade de composição.
Sofá Melody, por Simone Bonanni Studio, tem cor vibrante, linhas orgânicas e possibilidade de composição.
Outra tendência conhecida e bastante presente foram as cores. Vibrantes, alegres e energizantes, elas apareceram do mobiliário à iluminação, tornando-se o ponto focal ou surgindo em detalhes sutis, em peças que vão do living ao dormitório, do banheiro ao jardim.
O icônico Puppy, da Magis, ganhou revestimento em veludo e duo de cores.
O icônico Puppy, da Magis, ganhou revestimento em veludo e duo de cores.
Mancebo Sciangai 50, por De Pas, D’Urbino e Lomazzi, foi reeditado em celebração ao aniversário de 50 anos do projeto, vencedor do Compasso d’Oro, em 1979.
Mancebo Sciangai 50, por De Pas, D’Urbino e Lomazzi, foi reeditado em celebração ao aniversário de 50 anos do projeto, vencedor do Compasso d’Oro, em 1979.
Para a mesa Rainbow, a artista Vasa Mihich recuperou uma base em mármore desenhada por Maurizio Cattelan nos anos 1980 e a compôs com a resina em acrílico em faixas coloridas no tampo. O design foi desenvolvido para a Draga & Aurel.
Para a mesa Rainbow, a artista Vasa Mihich recuperou uma base em mármore desenhada por Maurizio Cattelan nos anos 1980 e a compôs com a resina em acrílico em faixas coloridas no tampo. O design foi desenvolvido para a Draga & Aurel.
Com o auxílio de Elisa e Fulvia, filhas de Alessandro Mendini, a Porro lançou três peças com desenhos inéditos do mestre do design italiano, em uma série limitada de 100 unidades.
Com o auxílio de Elisa e Fulvia, filhas de Alessandro Mendini, a Porro lançou três peças com desenhos inéditos do mestre do design italiano, em uma série limitada de 100 unidades.
Projeto conceitual da Natuzzi, a Green Rabbit tem forma ousada em projeto assinado pela tríade Giuliano Sangiorgi, Fabio Novembre e PJ Natuzzi.
Projeto conceitual da Natuzzi, a Green Rabbit tem forma ousada em projeto assinado pela tríade Giuliano Sangiorgi, Fabio Novembre e PJ Natuzzi.
Detalhe das cores nas bordas dos vidros que compõem a mesa-armário Mandarin, por Piero Lissoni para Glas Italia.
Detalhe das cores nas bordas dos vidros que compõem a mesa-armário Mandarin, por Piero Lissoni para Glas Italia.
Venus atravessa a estante que leva seu nome com assinatura de Fábio Novembre para a Driade
Venus atravessa a estante que leva seu nome com assinatura de Fábio Novembre para a Driade
Estes parágrafos são poucos para traduzir tudo o que foi - e tudo o que é -  a Semana de Design de Milão. Mas resumem os principais temas e lançamentos que veremos ganhar os projetos de arquitetura e design de interiores no próximo ano.
Se você ficou com vontade de vivenciar a Milan Design Week, saiba que a próxima edição do Salone del Mobile.Milano já tem data marcada: de 16 a 21 de abril de 2024. Até lá!

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