Jovens talentos

Feira de Milão 2023

Projeto inspirado em tradição japonesa vence Prêmio SaloneSatellite 2023

HAUS
26/04/2023 14:39
Thumbnail

Estúdio de design japonês Honoka recebe prêmio por “Tatami Refab” | Courtesy Salone del Mobile.Milano/Ludovica Mangini

Inovação a partir da tradição. É essa proposta do projeto “Tatami Refab”, grande vencedor da 12a edição do Prêmio SaloneSatellite 2023, reconhecimento dado a jovens designers que participam da mostra voltada a apresentar e incentivar novos talentos. Além dele, outros cinco projetos foram destacados pelo júri.
Assinado pelo estúdio de design japonês Honoka, o “Tatami Refab” combina material reutilizado de tatamis e impressão 3D para criar objetos do dia a dia. A proposta foi desenvolvida a partir da ideia de reintroduzir marcas da tradição e da cultura ao cotidiano e aos espaços domésticos, considerando que o uso do tatamis está diminuindo a cada ano no Japão.
Tatami Refab
Tatami Refab
O segundo lugar ficou com “Triplex Stool” (Banco Triplex, em tradução livre), do Studio Ryte, de Hong Kong, desenvolvido com foco na sustentabilidade. Feito com uma fibra de madeira sustentável, o banco é leve e tem design que homenageia a linguagem brutalista.
Triplex Stool
Triplex Stool
O projeto “Kudoazò”, uma rede feita a partir da lã de blusas descartadas que chegam ao mercado africano, ficou em terceiro lugar. Assinada por Ahokpe + Chatalin, da Bélgica, a peça é fabricada no Benin.
Kudoazò
Kudoazò

Menções especiais

Projetos da Espanha, da Coreia e dos Estados Unidos receberam menções especiais do júri e ganharam uma residência de um mês na Rong Design Library, em Hangzhou, no distrito de Yuhang, na China.
Junki
Junki
São eles: “Junki”, um banco robusto criado pelo designer argentino radicado na Espanha Joaquin Ivan Sansone; “Primitive Structure”, também um banco, da coreana Weonrhee; e “Avocado Seed Brick”, um tijolo feito a partir de sementes de abacate e da alga Sargassum, do venezuelano radicado nos Estado Unidos Fragmentario.
Primitive Structures
Primitive Structures
Ao longo da residência, os três receberão apoio para incorporar o artesanato e os materiais tradicionais chineses a seus processos criativos. O objetivo é introduzir e promover essas particularidades chinesas no mundo do design global, apoiando a criatividade e o crescimento dos jovens designers.
Avocado Seed Brick
Avocado Seed Brick

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!