Preparativos

Feira de Milão 2023

Salão do Móvel de Milão anuncia novo formato para a Euroluce e outras novidades para a mostra de 2023

Sharon Abdalla
13/12/2022 11:42
Thumbnail
O ano nem acabou, mas as atenções da comunidade do design já estão voltadas para Milão, a "Meca" do design mundial, onde há seis décadas é realizado o Salone del Mobile.Milano, maior e mais importante evento mundial do setor, e também âncora da Semana de Design de Milão (MDW, na sigla em inglês).
Na manhã desta terça-feira (13), horário da Itália, a organização do Salone reuniu a imprensa em um evento online para anunciar as mudanças e novidades da 61ª edição do evento, que terá lugar entre 18 e 23 de abril de 2023 na tradicional Rho Feira. Entre as principais está o novo formato de exposição da mostra bianual Euroluce, voltada ao setor de iluminação, que mais do que nunca irá focar na experiência de visitação com o objetivo de fomentar conexões entre marcas, designers, mídia especializada e, especialmente, os milhares de visitantes que todos os anos lotam os muitos (e gigantes) pavilhões da feira, como destacou a presidente do Salão do Móvel, Maria Porro.
"Começamos um importante trabalho na Euroluce para repensar o layout dos pavilhões dedicados à iluminação, entendendo que a iluminação tem mudado. É claro que temos foco nas formas [no design] dos objetos de iluminação, temos as melhores marcas que produzem iluminação expondo na Eurlouce. Mas, cada vez mais, a iluminação está conectada à tecnologia, à forma como vivenciamos um ambiente. A iluminação é um tema complexo, mais do que apenas um objeto produzindo luz. Mais e mais arquitetos e designers de interiores têm pensado sobre a iluminação, sobre a tecnologia por trás da luz e a atmosfera que ela cria", explicou a presidente.
Desta forma, ainda segundo Maria Porro, a mostra terá uma proposta urbanística, dentro de uma ideia de cidade. O percurso seguirá a partir de um "anel irregular, geometricamente poligonal, fluido e livre, concebido pelo estúdio Lombardini22", como menciona a nota oficial.
"Também haverá, dentro da Euroluce, espaços dedicados à realização de workshops, talks, painéis, exposições [e instalações], para que as marcas promovam [ainda mais] momentos de qualidade dentro da mostra", acrescentou a presidente do Salão do Móvel. A curadoria será de Beppe Finessi juntamente com vários jovens curadores e convidados do Salone.

Conexões

Assim como ocorreu nas mostras anteriores, Maria enfatizou a importância e a presença dos espaços de uso público dentro da feira, para que as pessoas possam se sentar, fazer refeições, trabalhar ou recarregar seus gadgets enquanto desfrutam da experiência de visitar, se conectar e se inundar de informações, inspirações e transpirações que o Salone del Mobile é capaz de proporcionar.
Para tanto, a organização convidou um dos mais relevantes estúdios de design da atualidade, o Formafantasma, para assinar os espaços públicos do evento, dando continuidade às parcerias que já garantiram o sucesso da mostra de 2022, que teve arquiteto Mario Cucinella assinando a instalação "Design with Nature", e da edição especial SuperSalone, de 2021, na qual o também arquiteto Stefano Boeri propôs um novo formato expositivo para tempos nos quais a pandemia ainda assolava o mundo de maneira mais intensa. O objetivo é que os espaços antecipem uma "possível evolução futura do próprio formato de feira", como aponta a nota divulgada pela organização do Salone.
Maria Porro e Marva Griffin durante a conferência sobre as novidades do Salone del Mobile 2023.
Maria Porro e Marva Griffin durante a conferência sobre as novidades do Salone del Mobile 2023.

Salone Satellite também terá novidades

A cada nova edição do Salone del Mobile é perceptível o empenho e a dedicação da organização da feira em jogar luz e mostrar ao mundo o trabalho e o potencial da nova geração de designers a partir da mostra Salone Satellite.
Ela, que em 2022 ganhou mais visibilidade ao ser realocada para os pavilhões iniciais da Rho Fiera, e com entrada gratuita, no próximo ano terá novamente lugar de destaque e estará em exposição dentro dos pavilhões da Euroluce.
"Todos os anos trabalhamos com o que está acontecendo no mundo. E neste ano decidimos dedicar o Salone Satellite para o que de mais importante acontece no design. Convidamos [cerca de] 300 escolas e universidades do mundo todo para nos ensinar para aonde o design está caminhando", explicou Marva Griffin, idealizadora e curadora do Salone Satellite e diretora de imprensa internacional do Salone del Mobile, conhecida como "la mamma" do design mundial. "Estamos ansiosos para saber a resposta", completou.
Ao final, a presidente do Salão do Móvel, Maria Porro, destacou que a organização tem trabalhado em um novo layout para a feira, de forma a facilitar a jornada de visitação entre as dezenas de pavilhões, promovendo maior conexão entre os espaços. "Agora, vocês não irão mais se perder dentro do Salone, caso não queriam se perder dentro do Salone", brincou.
A organização do Salone del Mobile.Milano reforçou que antes da realização da próxima edição do evento outras novidades serão anunciadas, e agradeceu aos veículos da imprensa internacional de 29 diferentes países que participaram da conferência. HAUS esteve entre eles e foi referenciada no vídeo de apresentação do Salone del Mobile.Milano 2023, que será o 13º a contar com nossa cobertura ininterrupta diretamente de Milão, na Itália.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!