Milan Design Week

Feira de Milão 2023

Salão do Móvel de Milão volta com força total – e novidades – em abril de 2023

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
15/02/2023 16:00
Thumbnail
A contagem regressiva começou! O Salão do Móvel de Milão, mais importante evento internacional dedicado ao setor do design, está de volta ao calendário oficial e terá sua 61ª edição realizada de 18 a 23 de abril. A coletiva de imprensa que abriu a edição 2023 do evento foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), no famoso Teatro Franco Parenti, em Milão, onde a presidente do Salone del Mobile Maria Porro apresentou em primeira mão as novidades da manifestação que volta a acontecer no mês de abril.
"A pandemia nos deixou órfãos dos grandes eventos, mudou completamente nosso modo de viver e presenciar o Salone. Nos últimos dois anos, tivemos duas experiências importantes, mas anômalas: o SuperSalone, em setembro de 2021, e [o Salone] em junho do ano passado", explicou Maria Porro. "Este ano, estamos voltando com força total e global", enfatizou a presidente.
Cidade italiana é a capital mundial do design.
Cidade italiana é a capital mundial do design.
As palavras de Maria Porro definem o sentimento de esperança das empresas do setor e de Milão. "Nossa cidade não é a mesma sem o Salone", observou o prefeito da metrópole Giuseppe Sala, que esteve presente à coletiva de imprensa nesta manhã, transmitida também via streaming em inglês e chinês para jornalistas do mundo inteiro.
E a volta "a todo vapor" do evento em plena primavera europeia traz consigo uma proposta expositiva inteiramente renovada. "Chegamos à conclusão que era o momento de surpreender. E, por isso mesmo, fizemos uma pesquisa com mais de 2 mil pessoas, entre visitantes e expositores. O resultado vai agradar. Tenho certeza", revela a presidente do Salone del Mobile.

Divertido, charmoso e sustentável 

A 61ª edição do Salão do Móvel, em 2023, vai ganhar uma "roupagem" moderna, fluida e interativa. "Um layout inovador, um ambiente único para facilitar o fluxo e o trânsito interno na feira em Rho [Fiera]", anunciou Maria. Pela primeira vez, todos os expositores estarão no andar térreo dos pavilhões. Nada de sobe e desce escadas rolantes. Tudo para melhorar o fluxo.
“A grande aposta será a mostra bianual Euroluce, voltada ao setor de iluminação, com um formato radicalmente novo e que vai, com certeza, ser o destaque desta edição", enfatizou a presidente.
Massimo Curzi e Formafantasma apresentam as propostas de projetos e curadoria para a mostra bianual Euroluce.
Massimo Curzi e Formafantasma apresentam as propostas de projetos e curadoria para a mostra bianual Euroluce.
O foco é oferecer aos visitantes uma experiência única com o objetivo de fomentar conexões entre marcas, designers e mídia especializada. Os quatro pavilhões da Euroluce, com seus mais de 400 expositores, serão transformados em uma "City of Lights" (Cidades das Luzes, em tradução livre) com direito a ruas, praças e espaços públicos. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Lombardini 22, que se ocupou da redefinição dos espaços na feira, enquanto os designers do escritório Formafantasma, Andrea Trimarchi e Simone Farresin, ficaram responsáveis pelas áreas dedicadas ao público e por todo o conteúdo cultural.
"As estruturas que darão vida à cidade das luzes são construídas com materiais de fácil reciclagem e reutilização", explicou o designer Simone Farresin. Nela, o público também poderá visitar mostras e exposições de fotografia e participar de talks, debates e palestras sobre design e arquitetura.

O novo (e jovem) design 

Marva Griffin (ao centro) apresenta o Salone Satellite 2023.
Marva Griffin (ao centro) apresenta o Salone Satellite 2023.
E como não poderia deixar de ser, também está de volta - e com força total - o Salone Satellite, evento responsável por descobrir e revelar ao mundo jovens talentos do setor, comandado por Marva Griffin. "Teremos a participação de estudantes de 16 países vindos de 27 escolas e universidades de Design. Os projetos são concebidos para responder uma pergunta fundamental nestes nossos tempos: design: para aonde você vai?", explicou a fundadora e idealizadora da mostra.
Agora é esperar para ver! E HAUS estará em Milão, a convite da organização do Salone del Mobile.Milano, para te apresentar todas as novidades e lançamentos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!