Sete dicas para fazer vistoria em apartamento novo e evitar dor de cabeça

Da abertura das janelas ao fluxo da água. São muitos os detalhes a checar na hora de receber as chaves do imóvel novo

Minúcia na checagem e fazer sem pressa é uma das principais dicas para consumidores que pegam a chave do novo imóvel. Foto: Bigstock

por Sharon Abdalla

14/05/2018

compartilhe

Após meses (ou até anos) de espera, finalmente chega a hora de receber as chaves do novo apartamento. O que é sonho para a grande maioria das pessoas, pode se transformar em dor de cabeça se, na ânsia de receber o imóvel, o comprador não se atentar para alguns detalhes que podem parecer sem importância, mas que fazem toda diferença para que a mudança e o uso do bem ocorra de forma satisfatória.

Quem dá o alerta é a engenheira civil Maria Clarice de Oliveira Rabelo, integrante da Câmara de Avaliações e Perícias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), especialista em patologias de construção e execução de obras. Segundo ela, é fundamental que no momento da vistoria de entrega do bem os proprietários façam uma avaliação criteriosa de todas instalações e reportem para a construtora qualquer defeito, mau funcionamento, falha na execução ou falta de itens que constam no memorial descritivo do imóvel.

Observar o descritivo do projeto que foi vendido, inclusive conferindo a metragem é importante na hora de pegar as chaves com a construtora. O ideal é ter um engenheiro de confiança durante o processo. Foto: Bigstock

“O memorial descritivo é registrado juntamente com o registro do imóvel. Ele tem que ser solicitado pelo comprador já no momento em que este adquire a unidade, pois contém o checklist do que a construtora [se comprometeu] a fazer e do que [efetivamente] está entregando”, explica. Entram nesta lista a metragem privativa, o tipo de acabamento dos pisos e paredes, metais e louças, para citar alguns exemplos.

Para checar todos estes itens, Maria Clarice sugere que o ideal seria o comprador comparecer à vistoria de entrega do bem, realizada na presença de um representante da construtora, acompanhado de um arquiteto ou engenheiro especializado em execução de obras.

MAIS SOBRE MERCADO IMOBILIÁRIO

>>> Estrelado escritório franco-brasileiro assinará empreendimento no Cabral

>>> Mercado imobiliário se reinventa, retoma lançamentos e aposta em novos conceitos

“O ideal seria a pessoa contratar este profissional para acompanhá-la, pois ele tem um conhecimento global acerca das obras e, por isso, um olhar muito mais crítico do que o do cliente, que costuma não ter esta experiência. No memorial pode estar especificado que os rodapés serão de madeira, mas eles estarem sendo entregues em peças laminadas”, ilustra.

Notificação

Assim, o recomendado é que a vistoria seja realizada com tranquilidade e que todas as instalações do imóvel sejam testadas, como destaca a designer de interiores Tássia Pereira, do escritório TT Interiores.

Encontrada qualquer divergência ou mau funcionamento, isso deve ser imediatamente comunicado à construtora. A sugestão de Maria Clarice, do Crea-PR, é a de que os problemas, que podem ser desde uma mancha na parede até um piso desnivelado, sejam relatados no verso do documento que atesta a entrega do imóvel, e que deve ser assinado pelo comprador e pelo representante da construtora que acompanha a vistoria, e comunicados imediatamente à empresa (por e-mail, preferencialmente).

“É importante que o responsável pela empresa assine e coloque seu CPF ao final da anotação, e que este registro dos problemas [com as respectivas assinaturas de ciência sobre eles] constem nas duas vias do documento: na que será entregue para o cliente e na que ficará sob posse da construtora”, orienta. Desta forma, segundo ela, o fato estará documentado e, assim como a troca de e-mails, poderá servir de eventual prova caso a construtora não execute os reparos.

O que checar?

São diversos os itens que devem ser checados no momento da entrega das chaves. Entre os mais recorrentes, e mais fáceis de serem verificados até mesmo por leigos, estão os diretamente relacionados ao dia a dia de uso do imóvel. Confira sete itens que você deve observar quando for vistoriar seu apartamento novo para evitar possíveis problemas após a mudança.

Ralos: leve um recipiente plástico quando foi visitar o imóvel. Lá, encha-o com água e despeje o líquido próximo dos ralos. Assim, conseguirá verificar se eles estão obstruídos e se o escoamento d´água foi executado corretamente.

Pias: abra todas as torneiras para verificar seu funcionamento e o fluxo de vazão da água por elas. Da mesma forma, observe se o líquido escoa com facilidade pelo sifão.

Bacias sanitárias: ao vistoriar os banheiros e lavabos, dê a descarga para checar o funcionamento, vazão e escoamento da água nas bacias.

Portas e esquadrias: abra e feche todas as janelas e portas para verificar se funcionam corretamente. Além de movimentar as folhas, observe se todas acompanham as respectivas chaves e se trancam e destrancam com facilidade.

Elétrica: cheque todas as tomadas e bocais para lâmpadas e luminárias. Para isso, utilize um voltímetro ou algum equipamento eletrônico.

Revestimentos: verifique se os revestimentos estão bem instalados e se não apresentam manchas ou trincas. Cheque, também, se o rejunte não está solto ou faltando.

Área útil: a metragem útil do apartamento também deve ser verificada no momento da entrega das chaves. Segundo Maria Clarice, variações de até cinco por cento para mais ou para menos em relação ao que consta no memorial descritivo são aceitas pela norma de desempenho das edificações.

“O fato de se encontrar um problema não quer dizer que a construtora é ruim, pois pode acontecer de algo passar [na vistoria realizada pelos funcionários da empresa]. Mas a construtora deve executar o reparo. É como um recall de carro”, completa a engenheira civil.

LEIA TAMBÉM

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você