Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Até 2100 Miami será completamente inundada pelo oceano. Foto: Bigstock
Até 2100 Miami será completamente inundada pelo oceano. Foto: Bigstock| Foto:

Um dos locais mais badalados do mundo, Miami é uma das centenas cidades costeiras que seriam completamente inundadas em até 90 anos, como afirmam cientistas norte-americanos da Universidade da Georgia e da Stetson University em artigo publicado na Nature.

Atualmente a segunda cidade mais populosa da Flórida já sofre com inundações, principalmente os bairros ao norte, mesmo quando não chove. O que revela uma cruzada silenciosa que está sendo perdida para o nível do oceano.

E em Miami isso acontece bem mais rápido, devido à geologia da península, que é formada inteiramente por limestone, que é um tipo de rocha que surge de antigos recifes que foram comprimidos. Devido aos pequenos buracos da rocha, a água salgada do mar está saindo do próprio solo, como relata reportagem da Business Insider.

MIAMI SOUTH BEACH - FLORIDA OCTOBER 28: Miami South beach street flood aftermath of Hurricane Sandy on october 28 2012 in Miami South Beach
MIAMI SOUTH BEACH - FLORIDA OCTOBER 28: Miami South beach street flood aftermath of Hurricane Sandy on october 28 2012 in Miami South Beach

>>> Cidade do Sul é a primeira capital brasileira a receber nova coleção de marca italiana de decoração de luxo

“Miami como a gente conhece — não existe cenário possível em que ela continuará a existir até o fim do século”, alerta o escritor Jeff Goodell, autor do livro “A Água virá: aumento dos oceanos, cidades afundando e a reconstrução do mundo civilizado” (em tradução livre).

Estimativas variam, mas o Serviço Oceanográfico dos Estados Unidos sugere que o nível do mar poderia subir até 2 metros até 2100. E essa é exatamente a altitude em que Miami está localizada acima do nível do mar, segundo dados da Nasa.

Miami pode afundar em 90 anos, mas casas de luxo seguem em construção

>>> Parceiro de negócios de Elon Musk vem a Curitiba em 2019

Mas apesar de todos esses dados, que não são mais contestados, empreendimentos de luxo de frente para o mar continuam em construção a todo vapor. Cada vez mais brasileiros e norte-americanos de Nova York, Nova Jersey, California e Illinois estão se mudando para Miami para aproveitar a paisagem e os impostos mais baixos da cidade.

“Meus clientes não estão comprando casas e apartamentos baseados no que pode acontecer em 100 anos”, diz Dina Goldentayer, diretora executiva de vendas na Douglas Elliman em Miami Beach. “Eles querem curtir a saúde deles e de suas famílias agora”.

O vice presidente da Compass, outra construtora e incorporadora da região, Audrey Ross, disse que seus clientes nunca cogitam o problema.

E você? Investiria seus milhões para perdê-los em algumas décadas para a natureza?

LEIA TAMBÉM

Dormir de conchinha nunca mais! Casulo elástico individual será a cama do futuro

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]