Sanepar ampliou a rede de esgoto do Litoral. Saiba como fazer a ligação

Sharon Abdalla
25/09/2017 21:13
Thumbnail

Foto: Maurilio Cheli/Divulgação/Sanepar | ©MAURILIO CHELI

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou no último dia 07 de setembro a segunda etapa das obras de ampliação da rede de esgoto do Litoral. Com isso, mais de 7,5 mil imóveis, localizados nos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná, deverão desativar as tradicionais fossas e ligar o esgoto doméstico à rede da companhia, que passará a fazer a coleta e o tratamento dos dejetos.
“Essa era uma obra necessária principalmente em termos de saúde [pública]. Agora não teremos mais problemas como os das fossas que estouravam na temporada das chuvas e faziam com que o esgoto escorresse pelas ruas”, avalia Niuton Santos de Freitas, secretário de Obras da Prefeitura de Pontal do Paraná.
Foto: Maurilio Cheli/Divulgação/Sanepar
Foto: Maurilio Cheli/Divulgação/Sanepar
De acordo com a Sanepar, a ligação deve ser feita em até 90 dias após a chamada “visita de adesão”, que ocorre quando o proprietário do imóvel recebe a liberação para ligar o esgoto doméstico à rede. Uma das dificuldades apontadas pela companhia neste sentido é a de comunicar os donos desses imóveis sobre este fato, uma vez que boa parte deles não mora no Litoral.
Em caso de dúvidas sobre se o seu imóvel foi ou será contemplado pela expansão da rede – uma terceira etapa das obras ainda deverá ser executada pela companhia –, os consumidores podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, pelo site ou pelo aplicativo Sanepar Mobile. Também é possível se dirigir a um dos escritórios da companhia em Matinhos (Rua Simone, 138 – Balneário Solimar) ou Pontal do Paraná (PR-412, sala 2 – Balneário Porto Fino).

Como fazer a ligação?

Além de uma atitude ecologicamente correta, ligar as instalações sanitárias à rede de esgoto da Sanepar evita que o proprietário do imóvel receba multas por continuar utilizando a fossa séptica, o que é proibido pelas autoridades sanitárias. Ligar o esgoto diretamente nos rios ou na galeria de água pluvial (manilha grande de concreto, que recebe a água das chuvas) também é proibido, além de ser considerado crime ambiental.
Para fazer a ligação é necessário mais do que simplesmente levar a tubulação até o encanamento da Sanepar. Uma conexão correta exige, por exemplo, que a caixa de gordura seja instalada no esgoto da cozinha (com tampa móvel para facilitar sua limpeza) e que caixas de passagem sejam construídas a cada 25 m de tubulação, ou cada vez em que os canos mudarem de direção, segundo a Sanepar.
Este sistema, então, é ligado ao chamado Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI), localizado à frente do imóvel, do lado de fora do muro. Fechado geralmente por uma peça circular de concreto contendo o símbolo da Sanepar, é ele quem representa a ligação do esgoto do imóvel à rede da companhia, o que faz com que não possa ser lacrado.
Obras de implantação de rede de esgoto em Matinhos. 08/08/2017<br>Foto: Maurilio Cheli
Obras de implantação de rede de esgoto em Matinhos. 08/08/2017<br>Foto: Maurilio Cheli
“O ideal é que o proprietário do imóvel faça a ligação do esgoto de acordo com o que a Sanepar recomenda. O encanador ou o pedreiro pode ter uma ideia concebida que pode não ser a correta, por isso é necessário que o proprietário acompanhe de perto a execução do serviço de acordo com o que a concessionária determina”, alerta o engenheiro civil Antonio Carlos Nery, diretor da seção paranaense da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.
A Sanepar lembra que o dono do imóvel pode escolher um profissional de confiança para realizar a ligação, mas lembra que treina e habilita diversos pedreiros e encanadores por meio de cursos que promove em parceria com prefeituras e órgãos de ensino nas cidades onde executa as obras de expansão. A lista com os contatos destes profissionais é disponibilizada nas agências de emprego destas cidades.

Fossa

Após finalizar a ligação do esgoto doméstico à rede da Sanepar, o proprietário deve desativar a fossa séptica. O primeiro passo é contratar uma empresa credenciada junto à companhia para esvaziá-la. Com a fossa limpa, joga-se nela todo o conteúdo de um saco de cal, como forma de fazer sua desinfecção, para então aterrá-la e tampá-la.
Com o esgoto ligado à rede e a fossa desativada, o último passo é entrar em contato com a Sanepar (0800 200 0115) para que ela realize a vistoria final da ligação.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!