Construtora entrega plantas em QR Code nos apartamentos para facilitar reforma

Sharon Abdalla
24/11/2018 19:00
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Foto: Debora Rautmann

A agenda do dia, o controle financeiro e até a hora de tomar água. Não é exagero dizer que praticamente todas ações que fazem parte do dia a dia da vida moderna estão concentradas (e conectadas) nos smartphones, que carregamos quase que como uma extensão do próprio corpo.
Foi tendo isso em mente que a construtora Thá inovou ao oferecer aos clientes uma solução simples, mas que promete facilitar, e muito, o uso dos apartamentos: um QR Code que concentra as principais informações do imóvel (que constam no manual do proprietário, entregue juntamente com as chaves do imóvel) e possibilita o acesso a elas a partir de poucos toques na tela.
Fotos: Debora Rautmann
Fotos: Debora Rautmann
“Hoje em dia o foco da atenção está muito voltado ao celular. Quando pensamos nos manuais de qualquer equipamento, como uma máquina de lavar, por mais que a pessoa tenha o documento físico, ela vai atrás do seu conteúdo na internet”, destaca Ricardo Salvador dos Santos, engenheiro da Thá, ao justificar o investimento da empresa na solução.

Praticidade

Outro ponto está na praticidade que ela traz para o morador em acessar as informações, uma vez que não são raros os casos de extravio do manual físico ou de ele não ser repassado aos posteriores compradores, como lembra o engenheiro. “O manual do proprietário é um documento extremamente rico, pois traz informações sobre a [correta] conservação do imóvel. No caso do QR Code, ele é um adesivo colado no quadro de energia, que tem quase a mesma durabilidade do apartamento”, acrescenta.
Assim, neste primeiro momento, tido como de teste pela Thá, o QR Code fornece as informações mais solicitadas pelos clientes, como as plantas do imóvel e materiais utilizados na sua construção. “[Ao lê-lo], o cliente terá acesso a uma planilha com os acabamentos e revestimentos que compõem o apartamento, à posição das tubulações hidráulicas e de gás, à indicação das paredes furáveis e à presença de forro de gesso, além da posição dos pilares e da prumada, ou seja, das áreas que não podem sofrer intervenções”, detalha Ricardo.
O empreendimento Win Água Verde, entregue pela construtora no último mês de setembro, é o primeiro a contar com a solução, que deverá estar presente nas próximas entregas do Grupo Thá, como adianta o engenheiro.
“Não inventamos, apenas compartilhamos ferramentas que já existem, como os aplicativos para leitura de QR Code e a questão gráfica, que é feita pela equipe interna da Thá. Então, é uma forma de inovar trazendo mais praticidade para o cliente e com um custo irrisório”, completa Santos. 

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