Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest| Foto:

Se você precisa de mais espaço para guardar objetos ou deseja inserir um novo elemento na decoração de casa, investir em prateleiras de trilho é uma boa opção. Práticas e muito versáteis, as estantes cremalheiras (nome oficial da peça) podem ser instaladas em todos os ambientes e servir a diversas funções, além de serem um divertido exercício de "Faça Você Mesmo".

Siga a HAUS no Instagram!

Como são montadas a partir de trilhos (no mínimo dois) nos quais são encaixados os suportes e, por fim, as prateleiras, as cremalheiras são um convite à criatividade na elaboração do projeto. Isso porque é possível montar desde um modelo mais simples, com todas as prateleiras do mesmo tamanho e com a mesma distância entre as peças, por exemplo, até composições modulares mais "complexas", com peças em diferentes alturas e larguras, conferindo sensação de movimento ao ambiente.

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

"Além das prateleiras (em MDF ou MDP), existe um número grande de acessórios, como cesto fundo, cabideiro, prateleira aramada, sapateira e adaptadores para nicho", acrescenta Arthur Balestero, supervisor de marketing da Rudegon, ao lembrar que, tradicionalmente, o sistema é utilizado em closet e lavanderias. Cada vez mais, no entanto, ele vem se mostrado eficaz e ganhando destaque também em escritórios e áreas sociais, seja pelo baixo investimento, facilidade de instalação ou pelo toque industrial sutil que confere aos espaços.

| Unsplash

A versatilidade deste tipo de estante é outro ponto a favor da cremalheira. Como os trilhos já vêm furados, é possível reorganizar a disposição das prateleiras e acessórios sempre que houver necessidade ou que você queira dar uma cara nova à decoração. Elas também não ocupam espaço do chão, uma vez sua estrutura está toda presa à parede, o que permite, inclusive, que se instale uma prateleira mais funda que sirva de escrivaninha para as crianças ou de home office, por exemplo.

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

"Este produto se adapta a vários projetos e realidades. Além disso, as peças estão disponíveis em diversas cores", completa Balestero.

Como instalar?

Para realizar a instalação, você vai precisar de furadeira, régua de nível, buchas 8 mm e parafusos 4x60 (as quantidades dependem da altura do trilho), lápis, fita crepe e chave de fenda, além das peças que escolher para compor a estante e seus respectivos suportes.

Pegue um dos trilhos, coloque-o sobre a parede e marque com o lápis onde ele deve terminar. Repita o processo com os demais trilhos que irão compor a estante (e que não devem estar mais de 80 cm de distância uns dos outros) e, com o auxílio da régua de nível e da fita crepe, faça linhas verticais delimitando onde eles serão instalados. Coloque os trilhos sobre a fita e marque onde os furos serão realizados.

"O mais importante de tudo é o nível, porque como [as peças são] soltas, não tem gabarito para a pessoa prendê-las na parede. Com o nível, ela pode verificar se [o local das] furações estão nivelados horizontal e verticalmente", alerta Balestero.

Depois, basta fixar os trilhos com os parafusos e encaixar os suportes e seus respectivos acessórios para ver a estante finalizada e pronta para receber a decoração.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]