i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mercado imobiliário

Edifício de Curitiba é o primeiro do Sul do Brasil a conquistar selo de eficiência energética

  • PorLuan Galani
  • 08/01/2021 12:07
Edifício de Curitiba é o primeiro do Sul do Brasil a conquistar selo de eficiência energética
| Foto: MDGP/Divulgação

O residencial Átman Cabral, empreendimento da Incorporadora MDGP em fase de obras na capital paranaense, acaba de conquistar o Selo Procel de Edificações, outorgado pela Eletrobrás. A certificação identifica as construções que apresentam as melhores classificações de eficiência energética.

O Átman Cabral é o primeiro empreendimento do Sul do país a garantir o selo. Há apenas outros três certificados no país, todos localizados em São Paulo.

Siga a HAUS no Instagram

“Essa é uma notícia muito importante, pois demonstra que estamos no caminho certo em relação a nossos valores como incorporadora, ao primar por soluções e tecnologias que revertam em um morar mais seguro, confortável e eficiente", comemora o diretor da MDGP, Marlus Dória.

O empreendimento de alto padrão conta com 24 apartamentos e tem previsão de conclusão das obras para 2022. As plantas são a partir de 209 m². O projeto é assinado por grandes nomes da arquitetura, como a Triptyque Architecture, o Escritório Burle Marx, BST Arquitetura e Studio Regina Bruni.

| MDGP/Divulgação

Para a obtenção do Selo Procel de Edificações, é necessário ter primeiramente a Etiqueta PBE Edifica, do Programa Brasileiro de Etiquetagem, em nível A – o máximo concedido pelos órgãos certificadores. A etiqueta, concedida pelo Inmetro, avalia e legitima o desempenho energético das edificações.

Ambos os selos são outorgados tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, como na etapa da edificação construída. Eles são emitidos pela Eletrobras após a avaliação realizada por um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro, com escopo de Eficiência Energética em Edificações - OIA-EEE.

Segundo o diretor da MDGP, estima-se que o morador do Átman Cabral tenha uma economia efetiva de energia em 20%, em comparação a um imóvel convencional.

| MDGP/Divulgação

Na avaliação do engenheiro ambiental Eduardo Mattos, da Forte Desenvolvimento Sustentável, empresa responsável pela certificação do edifício, junto com a Fundação Vanzolini (USP), a redução de demanda na rede elétrica é a principal forma de reduzir o consumo energético.

“Contribui positivamente com o meio ambiente, visto que a matriz energética do empreendimento suporta um número maior de pessoas, reduzindo também a geração de gases de efeito estufa por habitante.”

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    ± 8 horas

    Só isso? Cadê os detalhes? De que forma a construção economiza energia? Quais os materiais usados? Fui ler a reportagem pela curiosidade em saber mais e foi um anti-clímax.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo Thiessen

      ± 11 horas

      O arquitetônico foi elaborado por um escritório de São Paulo? Ora, não seria mais razoável o arquitetônico ser desenvolvido por profissionais locais, inteirados tanto das peculiaridades climáticas da capital paranaense como dos aspectos sociológicos e de comportamento do público curitibano?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.