Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Foto: Pxfuel
Foto: Pxfuel| Foto:

A arte traz conforto, refúgio, convida à reflexão, ao conhecimento, além de ter na sua contemplação um excelente passatempo. E com a ajuda da tecnologia, hoje é possível ir do Louvre ao Masp, do MON ao Vaticano sem sair do sofá de casa.

Siga HAUS no Instagram

Para te ajudar a descobrir e a redescobrir a beleza e a inspiração que artistas do presente e do passado trazem até nós, HAUS selecionou nove museus "abertos" para visitas virtuais aqui e no exterior. Confira!

Museu do Vaticano (Itália)

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Um lugar que concentra a história da humanidade. Não é exagero fazer tal referência ao museu da cidade-estado que é a sede da Igreja Católica. Pelos seus longuíssimos corredores e dezenas de salas, é possível encontrar peças da Roma Antiga a assinadas por artistas contemporâneos, em pinturas, esculturas e tapeçarias, além de clássicos como Caravaggio, Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo, autor da belíssima Capela Sistina.

Museu Nacional de Antropologia (México)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Destino imperdível na Cidade do México, o museu também disponibiliza tours virtuais que permitem ver pela tela registros da civilização pré-colombiana, como a famosa Pedra do Sol (ou calendário Asteca). Utensílios e esculturas dos deuses de Teotihuacán (centro urbano da mesoamérica pré-colombiana) também estão em exposição.

MASP (São Paulo)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

O projeto arquitetônico do Museu de Arte de São Paulo, assinado por Lina Bo Bardi, por si só já vale a visita - física ou virtual - ao edifício, localizado na Avenida Paulista. O acervo, no entanto, é igualmente rico trazendo obras de brasileiros consagrados como Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Cândido Portinari. A arte internacional também tem espaço com telas e esculturas de autoria de nomes como Paul Cèzanne, Renoir, Vincent van Gogh, Pablo Picasso e Marc Chagall.

Galeria Uffizi (Itália)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

O Nascimento de Venus, Medusa, A Adoração dos Magos. Obras icônicas de mestres como Botticelli, Leonardo da Vinci, Caravaggio, Rafaello e tantos outros estão entre as expostas na galeria localizada na cidade italiana de Florença. O museu apresenta obras produzidas entre os séculos 12 e 18, sendo considerada como uma das melhores coleções de obras do Renascimento do mundo.

Museu Nacional de Belas Artes (Argentina)

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Listado entre os mais importantes da América Latina, o museu traz galerias organizadas por períodos artísticos que reúnem pinturas e esculturas de artistas argentinos e internacionais. Entre eles, pode-se destacar Tarsila do Amaral, Nemesio Antunez, Juan Carlos Castagnino, Edgar Degas, Francisco Goya, Claude Monet, Rembrandt, entre outros.

Museu Oscar Niemeyer (Curitiba)

Foto: Letícia Akemi/HAUS
Foto: Letícia Akemi/HAUS| Leticia Akemi

Outro ícone da arquitetura brasileira contemporânea, desta fez pelas mãos de Oscar Niemeyer, o museu homônimo, em Curitiba, conta com cerca de sete mil obras em seu acervo. Além disso, as instalações costumam receber exposições temporárias, de arte e design, como a mostra "Irmãos Campana", de 2017, que recebeu 100 mil visitantes, e a do artista chinês Ai Weiwei.

Museu Arqueológico de Atenas (Grécia)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Berço da civilização ocidental, a Grécia abriga o museu que guarda boa parte do que restou da Acrópole de Atenas, assim como de outras construções e obras de uma das culturas mais ricas da história da humanidade. A visitação online se dá pelo Google Arts e Culture, assim como ocorre com outros grandes centros culturais mundo afora.

Museu Nacional de História Natural (Estados Unidos)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Quem assistiu à sequência de "Uma Noite no Museu" já está familiarizado com os corredores do prédio e a temática que envolve o acervo do Museu de História Natural de Nova York. O que não tira a graça e o conhecimento que a visita virtual é capaz de proporcionar, afinal, são mais de 120 milhões de peças em exposição.

Louvre (França)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Sem dúvida um dos mais conhecidos (e maiores) do mundo, o museu localizado em Paris reúne quase 40 mil peças e objetos datados da pré-história ao século 21. A Monalisa, de Leonardo da Vinci, é a mais famosa delas, e provoca verdadeiras corridas entre os visitantes, que disputam o melhor lugar para admirá-la - problema que não se tem no tour virtual.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]