Organização

5 passos para tornar sua faxina de fim de ano mais eficiente

Luciane Belin*
07/12/2019 11:05
Thumbnail

Foto: Pexels

Férias? Que nada! Fim de ano é, para muita gente, a época de arregaçar as mangas e deixar a casa em ordem para receber a família e os amigos para as festas de Natal e Ano Novo.
Há quem encare o momento de forma quase catártica: organizar, limpar e separar itens para descarte ou doação chega a ser um rito de passagem, que elimina os excessos e a sujeira do ano que passou e abre passagem para receber o próximo, com a casa arejada e as superfícies brilhando.
Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels
Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels
Com a mística ou sem ela, é a hora de olhar para aqueles armários, prateleiras e demais espaços que ficam negligenciados ao longo dos outros meses e finalmente resolver as tarefas que não conseguem entrar na programação de limpeza e organização do restante do ano. Mas, por onde começar e o que priorizar na famigerada faxina de fim de ano?
Veja alguns passos que podem ajudar a colocar ordem na faxina!

1) Defina os objetivos

Não há como escapar do planejamento, nem mesmo durante a manutenção da casa. Antes de pegar nas vassouras e colocar a mão na massa, é preciso pensar em quanto tempo está disponível para a limpeza e quais as prioridades.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
De acordo com Danielle Ramos Will, gestora da unidade Cabral/Centro da empresa Maria Brasileira, que presta serviços de limpeza residencial, a quantidade de horas a serem trabalhadas varia de acordo não apenas com o tamanho da casa ou apartamento, mas também com as prioridades estabelecidas logo no começo.
Se o objetivo é garantir uma aparência apresentável para receber os visitantes, algumas questões podem ser deixadas de lado, mas se, ao invés de “tapear” a bagunça, o morador deseja acabar com qualquer tipo de sujeira do ambiente, o passo a passo é outro.
“Se o objetivo é uma faxina mais superficial, com arrumação do ambiente, o ideal é começar pelas paredes e seguir para os banheiros, janelas e portas, encerrando com a limpeza de superfícies e do chão”, detalha. Caso contrário, a situação ideal sugere iniciar pela cozinha, com asseio da parte interna dos armários, do fogão e da geladeira, só então partindo para as paredes e demais elementos.

2) Separe antes, limpe depois

Fim de ano, especialmente, não é época de perder tempo com retrabalho. Por isso, mais um passo importante que vem antes da limpeza propriamente dita é a organização, segundo Monica Loureiro, especialista em limpeza doméstica parceira da Bettanin.
Primeiro, faça uma lista ou comece a separar as roupas, objetos e demais itens que serão destinados a doação ou que serão descartados. Fazer a seleção previamente diminui a quantidade de itens que precisarão ser organizados e limpos, abrindo espaço também nos quartos e demais ambientes da casa, o que facilita a organização.

3) Faça um cômodo depois do outro

Se a limpeza tem como objetivo deixar tudo certo para receber visitantes que chegam para os festejos, a sugestão dos especialistas em limpeza residencial é garantir que o quarto de hóspedes esteja limpo e cheiroso, começando a limpeza por ele.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
“O ideal é começar de dentro para fora, dos quartos para o social. Com isso, remove o que for excesso para abrir mais espaço e facilitar na hora da organização e na manutenção no ano seguinte”, diz Monica.
De qualquer forma, ir de cômodo em cômodo – uma dica que vale para todo o ano – ajuda a garantir uma ordem à faxina, o que facilita na hora de estimar quanto tempo vai levar todo o processo. Se não tiver muito tempo para dedicar a isso ao longo da semana, o encarregado da faxina pode se propor a meta de fazer um cômodo por dia.

4) Utilize os produtos corretos

Tempo é sempre um ingrediente em falta em dezembro. Por isso, qualquer ajudinha possível é bem-vinda, inclusive a de produtos de limpeza.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Segundo Danielle, algumas substâncias como a querosene, muito utilizada nas residências, não são indicadas para o cuidado com os vidros da casa, por exemplo. “Como um produto oleoso, não é bom para faxinas esporádicas. Com o tempo, vai juntando uma fina película no vidro, que gruda e gera umas manchas amarelas. Então o adequado para limpeza dos vidros é juntar água e um pouco de álcool num balde e umedecer o pano nesta mistura”.
Algumas fases da limpeza mais profunda – como a dos rejuntes de banheiro e da cozinha, por exemplo – podem ser feitas misturando num balde com água detergente neutro e meio copo de alvejante. “Basta molhar as cerdas da vassoura e passar no chão, depois puxar com o rodo, passar um pano bem molhado e finalizar com um torcido e outro seco”, sugere.
Fim de ano é sempre um momento de organização para fechamento do ciclo. Foto: Bigstock
Fim de ano é sempre um momento de organização para fechamento do ciclo. Foto: Bigstock
Vinagre branco é outro aliado da limpeza da casa. Segundo Danielle, ele pode ajudar tanto a clarear os rejuntes quanto a dar mais brilho a pisos de madeira. “A gordura da parede da cozinha também se tira com o vinagre branco, utilizando uma bucha com detergente e vinagre”, recomenda, acrescentando que, para quem se incomoda com o odor do produto, a dica é retirar o excesso de produto depois com um pano umedecido somente com água.

5) Finalize adequadamente

Especialmente em cidades úmidas, mesmo no verão, não basta somente encerrar a limpeza e deixar que o próprio clima faça sua parte. Embora o mês de dezembro facilite as faxinas mais pesadas por ser mais quente, há alguns procedimentos que podem ajudar a manter longe o mau cheiro ou a proliferação de bactérias.
Foto: Divulgação BCBIZ
Foto: Divulgação BCBIZ
No caso das paredes, evitar umidade é primordial. Por isso, ao finalizar os procedimentos, a dica é arrematar com um pano seco e, se possível, manter um ventilador ligado no espaço por alguns minutos, para ajudar com a secagem. “Concluir com um pano seco é uma dica que vale tanto para as paredes e superfícies sólidas, quanto para as de tecido, como os sofás e colchões. Quanto mais secos estiverem os ambientes, menor a chance de restar mau cheiro no cômodo”, sugere Danielle.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!