Como limpar e tirar manchas dos diferentes tecidos do sofá

Aprenda dicas valiosas na hora de limpar os diferentes tipos de estofados

Foto: Bigstock

por Gazeta do Povo

19/10/2019

compartilhe

Acidentes de limpeza com o sofá fazem parte do dia a dia de toda casa que preze. Pode ser com a papinha do bebê, o suco das crianças, a urina dos pets ou o vinho dos convidados. Mas não dê muita importância à dor de cabeça.

A impermeabilização resolve todos esses problemas sem alterar a cor e a textura dos estofados. Mas, se você não optou por essa opção, HAUS te ensina como limpar adequadamente os diferentes tipos de tecidos do sofá.

Para a designer de interiores e personal organizer Paula Fuzeto, o primeiro passo é verificar se o sofá tem etiqueta com indicações de cuidados e lavagem. Se tiver, siga as dicas à risca. Se não, é hora do famoso “teste do sofá”.

“Ache um cantinho oculto do sofá, uma parte que não seja aparente, para usar a mistura caseira que você for aplicar. Dessa forma, se produzir alguma mancha, ela não vai aparecer e não vai estragar a peça”, explica Paula. Se manchar, pare por aí com a mistura. Se não, vá em frente e continue limpando todo o resto do estofado.

Foto: Bigstock

Uma receita caseira eficaz, que está entre as favoritas da profissional para limpar sofás, é a seguinte:

-250 ml de água

-uma colher de bicarbonato de sódio

-uma colher de amaciante

-meia xícara de chá de vinagre

-meia xícara de chá de álcool

Depois é só aplicar suavemente sobre o tecido e esperar secar.

Para tirar cheiros ruins dos estofados, a indicação de Paula é passar bicarbonato de sódio seco e deixar agindo por uma hora. Logo depois é só aspirar com o aspirador de pó e pronto! A sugestão é fazer isso a cada seis meses.

Foto: Bigstock

São diversos os tecidos de estofados, sendo os principais o industrial e sintético, o linho, o algodão, o veludo, o suede e o couro. Na dúvida, prefira o vinagre, como sugere a designer de interiores. “Basta diluir uma parte de água para outra de vinagre, deixar o pano úmido e fazer a limpeza suavemente”, ensina. “O vinagre não provoca alergia e o cheiro sai com o tempo. Quem tiver problemas com o cheiro característico pode aplicar na solução algumas gotas de óleos essenciais, com cheirinho de lavanda e eucalipto, por exemplo.”

Para tirar manchar de caneta de sofás de couro, o pulo-do-gato está no laquê de cabelo. “Espirre o spray sobre a mancha e passe um pano seco até secar. Já testei e funciona”, garante.

Fotos: Bigstock

Foto: Bigstock

LEIA TAMBÉM:

13 erros de organização que fazem sua casa parecer mais bagunçada do que está

Perigo em casa: saiba quais produtos de limpeza não podemos misturar

6 dicas dos Irmãos à Obra para não errar na reforma de casa

5 dicas para facilitar e manter a limpeza do box de banho

Guia de esponjas: conheça o modelo ideal para cada tipo de limpeza

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você