Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

A limpeza do banheiro não costuma estar na lista das tarefas mais apreciadas quando o assunto é o cuidado com a casa. E o box tem boa parcela de culpa nisso. Afinal, sua grande área é um convite ao acúmulo da sujeira, uma vez que a peça está exposta a gorduras e células mortas do corpo, além de resíduos de produtos de beleza.

Criar uma rotina é o caminho mais fácil para garantir a limpeza adequada e o bom estado da peça. Mas outros truques na hora de executá-la contribui para facilitar e otimizar a tarefa, como explica Érico Miguel, técnico e designer de interiores da Ideia Glass.

Foto: Kohler/ Divulgação
Foto: Kohler/ Divulgação

Esponja

Assim como a louça da cozinha, o box também demanda uma esponja adequada para sua limpeza. Neste caso, o ideal é optar pelo lado macio, uma vez que a face áspera pode riscar o vidro e as estruturas do box, comprometendo a estética da peça e a decoração do banheiro.

Para os casos de sujeiras mais difíceis de limpar, a dica é usar a esponja com sabão neutro e água para, depois, esfregá-la com um pano macio.

Temperatura certa

A temperatura da água é outra aliada para a limpeza do box. Isso porque, quando quente, ela contribui para ‘amolecer’ as manchas de gordura, facilitando sua remoção. A dica de Érico é que primeiro se jogue água quente em toda a extensão da mancha de gordura para então esfregá-la com a esponja embebida em sabão neutro. Depois, basta enxaguar com mais um jato de água quente e secar o vidro e as roldanas, evitando a formação de manchas.

>>> 13 erros de organização que fazem sua casa parecer mais bagunçada do que está

Transparência

Evitar que o vidro do box embace contribui para a manutenção da limpeza da peça. Afinal, em banheiros pequenos ou pouco ventilados, o acúmulo das gotículas de água pode causar mau cheiro, além de comprometer a estética do box.

Para que isso não aconteça, a sugestão de Érico é a de que os produtos antiembaçantes estejam na lista de compras dos produtos de limpeza.

Foto: Kohler/ Divulgação
Foto: Kohler/ Divulgação

Receita ‘caseira’

Produtos simples e que costumam estar na despensa de praticamente todas as casas geralmente são eficazes na limpeza doméstica. E para limpar o box não é diferente, uma misturinha básica costuma ser mágica. Anote a receita: 1 colher de sopa de vinagre branco; 200 ml de álcool; 250 ml de água.

Misture todos eles e aplique sobre o box com uma esponja macia. Depois, enxágue com água quente e seque com um pano macio.

Rotina

Como tudo na vida, a limpeza do box também demanda rotina, o que facilita (e muito) a tarefa. A sugestão de Érico é a de que a manutenção básica seja realizada diariamente, bastando para isso jogar água quente do chuveiro nas peças logo após o banho. A limpeza mais pesada, por sua vez, pode ser realizada a cada 15 dias.

LEIA TAMBÉM

Adeus, bagunça! Dicas de desapego e organização para arrumar e manter a casa em ordem

 

 

 

 

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]