Organização

Limpar a casa pode ser tão perigoso quanto fumar 20 cigarros por dia

HAUS
19/02/2018 19:11
Thumbnail

Foto: Bigstock

Os “loucos” por limpeza que se cuidem. Se utilizar muitos produtos em spray, é melhor ficar atento e adotar uma rotina menos frequente de faxinas. O alerta vem de um estudo da Universidade de Bergen, da Noruega, que chegou à conclusão que limpar a casa com alguns produtos à base de spray aumenta o risco de doenças respiratórios e de asma em 40% nas mulheres, sendo tão perigoso quanto fumar 20 cigarros por dia.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Isso porque as substâncias presentes nesses produtos irritam a mucosa do sistema respiratório a longo prazo. Como explica Cecile Svanes, que liderou o time de cientistas: “Dia após dia, ano após ano, a pequena irritação das vias aéreas pode acelerar o declínio do funcionamento do sistema respiratório.”
A pesquisa foi publicada no periódico científico “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”, da Sociedade Toráxica Norte-americana. O estudo acompanhou seis mil pessoas, em sua maioria mulheres, ao longo de 20 anos. Homens parecem não ser afetados da mesma maneira.
Como solução, os cientistas orientam manter a casa sempre ventilada e substituir os produtos em spray por similares líquidos.

LEIA TAMBÉM