Organização

Colocar a mão dentro da lavadora de roupas em funcionamento pode matar

Luan Galani
02/04/2018 21:00
Thumbnail

Foto: Pixabay

Os eletrodomésticos são a segunda maior causa de acidentes de consumo no Brasil, segundo levantamento feito pelo Inmetro em 2017. Entre os produtos campeões em incidentes, estão fogão (64%), refrigerador (10%) e lavadora de roupa (7%).
No caso da máquina de lavar, a atenção com o eletrodoméstico volta à pauta do dia devido a um áudio de WhattsApp que viralizou, alertando para a prática de colocar a mão dentro da lavadora em funcionamento (caso dos modelos antigos), o que levou ao falecimento de uma mulher em 2016. HAUS foi tirar as dúvidas com especialistas.
De acordo com o engenheiro eletricista Valter Klein Junior, professor da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), acidentes domésticos com máquinas de lavar modernas são extremamente raros.
“Todo o sistema elétrico do aparelho é isolado da carcaça e dos botões, onde o usuário põe a mão. Desde a década de 1990, todas as máquinas vem com sistema que interrompe o funcionamento quando a tampa ou porta é aberta”, explica o engenheiro. “E recentemente, com a nova legislação que pede que as tomadas tenham aterramento, o risco de choque elétrico ficou ainda menor. Se acontecer algum problema, é mais da instalação elétrica, que não está dentro da norma, do que do aparelho.”
Nos casos de choques domésticos com máquinas de lavar, o gerente de segurança do trabalho da Copel Distribuição, Alessandro Massei da Rosa, alerta que muitas vezes o problema está na fiação da casa ou na sobrecarga do sistema. “A recomendação é não usar os Ts, não usar extensões improvisadas, nunca usar fios desencapados nem tomadas derretidas, e jamais utilizar equipamento sem certificação”,
Acidentes são mais comuns com modelos antigos. Como atesta o gerente da Copel, nos aparelhos que continuam a funcionar mesmo com a porta ou tampa aberta, não é indicado colocar a mão ou o braço na água depois de ligado o sistema, pois pode ser fatal. “O agravante é a presença da água. É como o chuveiro elétrico. A indicação é sempre desligar o aparelho para mudar a posição inverno-verão”, informa.
Outra recomendação para as lavadoras mais antigas é fazer a manutenção anual adequada para evitar acidentes.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!