Organização

Quer fazer aquela faxina antes do final do ano? Saiba por onde começar!

Camila Machado*
08/12/2018 09:52
Thumbnail

Fim de ano é sempre um momento de organização para fechamento do ciclo. Foto: Bigstock

Estamos no último mês do ano e você ainda tem muita coisa para resolver em casa? Calma, você não está sozinho. A personal organizer Cristiane Rebello explica que, nesta época, entre novembro e dezembro, a procura pelos serviços de organização aumenta em até 30% e muito tem a ver com o fechamento de ciclos.
“O ano novo vem como uma página em branco e a bagunça do que passou precisa ficar em 2018. É o que as pessoas pensam quando querem renovar”, explicou Rebello. É o que pensa também a personal organizer Nyndyê Muller de Oliveira, que afirmou que “desapegar do que não nos faz bem é a melhor maneira de começar o ano novo”. Mas qual é o primeiro passo?
A HAUS reuniu cinco dicas das experts.

Avaliando o território

A primeira etapa na hora de começar a faxina é a de averiguação de tudo o que está na sua casa. Escolher um cômodo por vez é importante. “A despensa é um bom local para começar, já que organização flui. Costuma ser um lugar de depósito e fica mais fácil descartar os itens”, disse Nyndyê.
“Muitas vezes as pessoas nem sabem tudo o que tem. Uma orientação: se não usa, precisa sair. É um desafio muito grande fazer as coisas caberem, de forma organizada, no espaço que as pessoas têm em casa. Sempre temos coisas a mais do que precisamos”, explica Cristiane.

O que é o que

Itens identificados, é preciso catalogá-los: o que vai ser reorganizado, o que vai ser doado e o que vai ser descartado. “Comece pelo mais fácil, como pelos produtos vencidos. Depois, veja o que pode ser reutilizado, consertado ou doado – no caso de roupas ou decoração”, disse Cristiane.
Segundo as profissionais, o mais difícil, na maioria dos casos, é abrir mão de itens do closet ou objetos de decoração que contam algum tipo de história. “A memória é importante, mas as peças precisam ter uma funcionalidade”, explicaram.
Foto:Pixabay
Foto:Pixabay

Faxina no local

Tudo separado, guarda-roupas e armários vazios, o foco passa a ser a limpeza. “Tirando tudo conseguimos avaliar o espaço que temos para a reorganização e isso é muito importante”, disse Cristiane.

O provisório não dá certo

A terceira dica é: não desista. “Faxina cansa, mas deixar pela metade é pior”, declarou Nyndyê.
As organizers contam que o que fica em um local provisório, dificilmente ganha um espaço cativo nos ambientes. “No final, vira bagunça de novo”, explicaram.

Lógica da necessidade

Para finalizar, realoque os itens. O que é mais usado, precisa estar perto dos olhos e das mãos. O uso de produtos organizadores, como caixas e divisórias de gavetas podem facilitar o trabalho.
“Aproveite também a altura das prateleiras. Outra coisa é separar as peças por iguais. Por exemplo, saia com saia, botas com botas, e assim vai”, falou Cristiane.
Quando o espaço é pequeno, a dica da personal é separar os objetos por estações. “Em um closet, separe roupas de inverno das de verão. Deixe por perto as que usa mais”, finalizou.
*Especial para a HAUS

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!