Curitiba

Haus

Praça no Alto da Glória recebe painel de 50 m² com ilustração botânica

HAUS
12/09/2022 12:32
Thumbnail

O arquiteto e ceramista Rômulo Lass e os azulejos do painel da Praça das Pinhas | Ricardo Marajó/SMCS

Ilustrações botânicas assinadas pela artista Ana Deliberador, do Centro de Ilustração Botânica do Paraná, ganharão dimensões inéditas a partir do trabalho do arquiteto e ceramista Rômulo Lass.
A araucária com suas pinhas e pinhões estampará um painel de 50 metros quadrados na Praça das Pinhas, em Curitiba, ainda em revitalização. A Prefeitura estima que a finalização do painel no local ocorra em outubro.
Ramo de araucária pintado por Rômulo Lass a partir de ilustração botânica de Ana Deliberador
Ramo de araucária pintado por Rômulo Lass a partir de ilustração botânica de Ana Deliberador
"Passei um bom tempo estudando o desenho original. Refiz em papel para entender os traços, texturas, luzes e sombras", conta Lass. O processo de passar o desenho para o azulejo é com pintura à mão com pigmento para porcelana, seca em forno a 800º C para fixação da tinta.
"Está sendo muito desafiador, mas o que estamos fazendo é inédito", afirma o artista. Uma reprodução de ilustração botânica nessa magnitude é uma das maiores do mundo, pelo que a reportagem pesquisou.
Rômulo Lass trabalhando no mural de 50 metros quadrados
Rômulo Lass trabalhando no mural de 50 metros quadrados
As placas de cerâmica do mural são de 30 x 40 cm e estão em produção no ateliê de Lass, em Santa Felicidade. “Estamos vendo ser confeccionado o painel monumental que vai ficar visível para quem vier pela via rápida do Cabral para o Centro por este mestre ceramista da região de Santa Felicidade”, disse o prefeito Rafael Greca, em nota.
Os fundos da escola onde será instalado o painel de 50 metros
Os fundos da escola onde será instalado o painel de 50 metros
A Praça das Pinhas ocupa uma área de 655 metros quadrados no bairro Alto da Glória, atrás da Escola Municipal Professor Brandão. O painel ficará em destaque e o espaço conta com piso de concreto alisado, calçada em asfalto e canteiros na nova área de lazer da região.
A artista Ana Deliberador
A artista Ana Deliberador

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!