i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

5 dicas para cuidar bem das suas plantas no inverno

  • PorAléxia Saraiva
  • 14/06/2019 04:30
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest| Foto:

As temperaturas caem, as noites ficam mais longas e os dias, mais curtos. As características do inverno mudam radicalmente o comportamento das plantas, e os cuidados diários que se deve ter com elas precisam ser adaptados para que elas enfrentem o período sem dificuldade.

A principal diferença do inverno vem do fato de que, com menos luz, a maior parte das plantas passa a ‘hibernar’, economizando energias para poder florescer na primavera. “Essa diferença no fotoperíodo – período de luz disponível para planta fazer o processo metabólico – faz com que ela entre em um estado de dormência. A planta entende pelos seus processos químicos que ela precisa poupar energia“, explica Sophia Louise Karl Queiroz, engenheira agrônoma do Ateliê SLK.

Por isso, enquanto a planta está ‘dormindo’, vários hábitos precisam se adaptar conforme suas novas necessidades — e o maior segredo é aquele que vale para o ano inteiro. “Não existe receita, você precisa observar suas plantas“, ressalta Sophia. Para isso, entenda o que muda no período de frio e veja dicas para ajudar as espécies a passar pelo inverno sem dificuldades.

>> Seis plantas que florescem no inverno e vão deixar o seu jardim mais bonito

Menos água

A lição número um é regar menos. Isso acontece porque, com a temperatura fica mais baixa, a umidade permanece mais alta. Se a frequência de água continua a mesma, a água acumula e pode apodrecer raízes e folhas.

“Não existe uma receita de bolo – tantos copos a cada tantos dias. O mais importante é observar a planta — se está seca, regar. Se está úmida, não regar, porque elas não gostam de ficar o tempo todo molhadas”, alerta Sophia.

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

A hora do dia também importa. O ideal é regar nas primeiras horas do dia, de manhã. “À noite a temperatura cai e a água fica acumulada nos pratos. Ao meio-dia, pode queimar as plantas”, complementa.

>> 8 plantas com formatos fofinhos para decorar sua casa

Adubo sim!

O período ideal para adubar as plantas é logo antes do inverno, já que os nutrientes  dão energia extra para as plantas passarem por essa fase mais fortes.

De modo geral, Sophia recomenda uma adubação a cada três meses, que auxilia a recuperação das plantas durante a época de manutenção nutricional. Para isso, um adubo que funciona bem de modo geral é o do tipo NPK 10-10-10, igualmente potente em nitrogênio, fósforo e potássio. “Também é importante que a terra tenha micronutrientes, essenciais principalmente pra frutificação”, lembra a profissional.

Melhor época para poda

Para árvores, roseiras e outras espécies que necessitam de poda, o inverno é o melhor período, já que no estado de dormência a planta sofre menos. Além disso, isso direciona a espécie para folhas e frutos melhores na primavera. “Quando você faz uma poda bem feita, você mostra para a planta como você quer que ela se comporte. Isso gera flores mais bonitas e maiores e frutos de maior qualidade. Muita gente não poda e a árvore fica lotada de frutos minúsculos”, acrescenta.

Aproveite o inverno e faça poda nas suas plantas: o cuidado é obrigatório para uma florescência exuberante na próxima estação. Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo
Aproveite o inverno e faça poda nas suas plantas: o cuidado é obrigatório para uma florescência exuberante na próxima estação. Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

A dica é podar nos meses sem R no nome: maio, junho, julho e agosto. A poda deve ser realizada na diagonal, para não acumular água. E, para a cicatrização dos ramos, canela em pó: antifúngica e antibactericida, ajuda a conter a proliferação de doenças.

Cuidado com fungos e bactérias

Falando em doenças, é verdade que as plantas ficam doentes mais facilmente no inverno, já que o excesso de umidade permite uma maior proliferação de fungos e bactérias. “A temperatura já causa um estresse térmico e deixa as plantas mais suscetíveis. Aliado a um excesso de umidade do solo, pode causar doenças e fungos”. Ou seja: outra razão para economizar na água.

Evitando a geada

Para cuidar das plantas em jardins ou ambientes externos, a atenção com a geada precisa ser um hábito. A geada forma uma película de gelo em cima das plantas que faz com que as folhas queimem quando nasce o sol. Para dias que a previsão do tempo acusa essa possibilidade, Sophia elenca duas formas possíveis de evitar o problema.

Foto: divulgação
Foto: divulgação| Gazeta do Povo

O primeiro deles consiste em cobrir as plantas com uma manta ou uma lona na noite anterior. “A lona vai tanto proteger termicamente quanto evitar o sol”, explica. Mas importante: não dá pra deixar a lona o dia todo, mas apenas até o sol nascer. Para plantas em varandas, sacadas e terraços, a solução é ainda mais simples: trazer os vasos para dentro de casa.

A segunda maneira de evitar a geada é regar as plantas antes do sol nascer. “Quando você rega, o orvalho derrete e a película de gelo vai sair”, conclui.

LEIA MAIS

10 plantas (quase) impossíveis de matar para ter em casa

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.