8 mil girassóis semeados manualmente florescem e viram atração turística em Joinville

Aléxia Saraiva
30/06/2019 20:52
Thumbnail

Campo de mil metros quadrados foi semeado em maio para receber a floração em julho. Foto: Bigstock

Um novo ponto turístico passou a ser parada obrigatória para quem visita Joinville (SC) em julho. O Parque das Hemerocallis promove, pelo segundo ano consecutivo, uma florada de oito mil girassóis em um campo de mil metros quadrados reservados exclusivamente à espécie. Mas atenção que o tempo é curto: a florada dura apenas 15 dias e ficará aberta ao público entre os dias 13 e 28 de julho.

A ideia do campo de girassóis surgiu de uma experiência em 2018. “Em 2017, nós inauguramos o Jardim do Sol com outra flor. Para intercalar e fazer uma rotação de culturas, em 2018 nós testamos o girassol para ver como iria reagir”, explica Tiago Bergemane, sócio da Agrícola da Ilha, empresa administradora do parque. “Nós não tínhamos ideia de como seria a recepção do público, nem se a flor ia dar certo“.
Florada no . Foto: reprodução/Agrícola da Ilha
Florada no . Foto: reprodução/Agrícola da Ilha
Tanto deu certo que, em julho do ano passado, a visitação passou da média mensal de 1,5 mil pessoas por mês para 9 mil — número referente apenas às três semanas de girassóis. Por isso, a flor agora entrou no calendário oficial e vai ser atração anual. Neste ano, a expectativa é de receber pelo menos 10 mil visitantes.
Cada girassol chega a 1,5 metro de altura. A espécie tem sua florada em uma média de 55 a 60 dias após o plantio. Em 2019, as oito mil sementes foram manualmente plantadas em maio, prevendo a floração para a metade de julho.
Foto: reprodução/Agrícola da Ilha
Foto: reprodução/Agrícola da Ilha

Parques de flores em Joinville

O Parque das Hemerocallis é apenas um dos campos de flores que a Agrícola da Ilha administra. A empresa familiar promove visitação às floradas há 18 anos, e tem diversos outros parques que integram o complexo: o Jardim Sensorial; o Jardim das Águas, que leva um lago com carpas que podem ser alimentadas na boca; o Jardim das Heliconias, com flores tropicaisuma trilha ecológica e uma capela pra cerimônias.
Em novembro, o parque integra a famosa Festa das Flores de Joinville, que há oito décadas tem exposição de milhares de flores de incontáveis espécies diferentes — a mais antiga festa brasileira do gênero.
O espaço tem à disposição uma loja com flores para venda — inclusive os girassóis. As flores estão sujeitas à disponibilidade.

Serviço

O Parque das Hemerocallis abre de terça a sexta, das 7h30 às 17 horas. Sábados e domingos, das 9 horas às 17 horas.
A entrada sai por R$ 20, e tem meia-entrada por R$ 10 para crianças e adolescentes de até 17 anos, estudantes com carteirinha e pessoas a partir de 60 anos. Crianças até cinco anos não pagam.
O parque fica na rua Tenente Antônio João, nº 4.257, Bom Retiro, Joinville (SC).

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!