A grande sacada

Érika Busani
01/09/2011 03:32
Thumbnail

Do mesmo apartamento da foto de abertura, um exemplo de como até uma sacada pequena pode ficar charmosa. Aqui, Rosângela optou pela espada-de-são-jorge no vaso de concreto e, na parede, quadros de madeira com suculentas | GAZETA

Morar em apartamento com sacada e não aproveitá-la é praticamente um crime. Com capricho, alguns móveis e plantas, ela pode ser transformada em um local de relaxamento, contemplação e até mesmo para receber, quando se integra à área social.
A paisagista Claudia Canales, do Atelier das Plantas, percebe em seus clientes o anseio de se reconectar com a natureza. “Isso é possível mesmo com um pequeno vaso. Tomar o café da manhã em uma sacada ou varanda florida se tornou, nos dias de hoje, uma verdadeira experiência de relaxamento”, diz.
E a criatividade de arquitetos e paisagistas pode transformar esse espaço: é possível mexer no piso, colocar vasos, fontes, móveis, treliças, velas, pedras, mosaicos, bonsais… Mesmo nas pequenas dá para fazer isso tudo, sempre respeitando as proporções.
Horta
Quem deseja cultivar temperos e até pequenas frutas precisa prestar atenção à incidência de sol. Essas plantas precisam dele por pelo menos quatro horas diárias. E de água todos os dias.
Outra questão fundamental em sacadas, lembra Claudia, é o cálculo do peso que ela irá receber, o que pode ser checado com um engenheiro civil ou com a construtora. E a drenagem: “A escolha das plantas e o plantio devem ser criteriosos para que as raízes não danifiquem lajes e canos, causando problemas de infiltração ou mesmo rachaduras perigosas”, alerta a paisagista.
Serviço:
Claudia Canales, fones (41) 3027-3327, email claudia@atelierdasplantas.com.br. Flora Quatro Elementos, fone (41) 3383-4533. Rosângela Ciafrino Sabbag, fones (41) 3363-2985 e 9977-2018. Wolfgang Schlögel, fone (41) 9628-8909, e-mail wolf.projetos@gmail.com.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!