Que tal investir em uma árvore de Natal natural? Veja nossas dicas

HAUS
23/11/2018 18:30
Thumbnail

Árvores naturais podem acompanhar o Natal da família por anos e anos e ainda fazem parte do paisagismo. Foto: Reprodução

A noite mais esperada do ano merece uma protagonista à altura. Então, que tal substituir a árvore artificial por um lindo pinheiro natural? Além de ser um reforço no paisagismo da casa, a árvore de Natal pode acompanhar a família o restante do ano. Porém, alguns cuidados pontuais são necessários. A HAUS conversou com Antônio Esperança, fundador da Esalflores. Ele deu algumas dicas!

Espécies

As espécies mais indicadas são as Tuias limão, as Kaizucas e os Ciprestes “A cor das tuias são muito bonitas e chamam atenção, por isso são bastante frequentes em decorações de Natal”, comenta o especialista. O preço das árvores parte de R$ 89,90 (para plantar com cerca de 1 m, considerando o vaso). “Mas há plantas com mais de três metros e o preço vai ser proporcional”, diz.
Tuia, Kaizuca e Cipreste: espécies de pinheiros para um Natal natural.
Tuia, Kaizuca e Cipreste: espécies de pinheiros para um Natal natural.

Cuidados e posicionamento

Qualquer que seja a árvore escolhida, ela precisará de claridade, ventilação e sol para permanecer saudável. “Recomendo que ela seja mantida próxima a janela, mesmo no período que estará servindo como decoração de Natal”, diz. Mesmo apenas 20 dias longe do sol, pode ser muito prejudicial para a planta. “Deve-se observar a aparência da planta. Se ela tiver galhos secos na base é um mau sinal”, indica Esperança.

Adubação e rega

Como nenhuma planta vive sem alimento, é necessário adubá-la. “Uma vez por mês pode ser promovida uma adubação. Outra boa alternativa é usar as pastilhas de adubo que vão liberando a substância conforme é feita a rega.” É recomendável que a planta seja molhada a cada dois dias, mas essa instrução pode variar conforme a umidade e temperatura.

Enfeites

Embora a planta seja um lindo ornamento, o Natal pede enfeites específicos. Em geral, é possível pendurar qualquer objeto, desde que não aperte demais os galhos e folhas para não machucar a árvore. Para iluminar, o tipo de pisca-pisca mais indicado é o de LED, que não esquenta.
Foto: Freeimages
Foto: Freeimages

Depois da festa

Com o fim das festas, é hora de desmontar a árvore, que passará a conviver com o dia a dia da família. “Não é preciso plantá-la em um jardim ou espaço aberto, basta transpô-la para um vaso maior, para que a raiz se desenvolva de forma saudável.
Serviço: Esalflores, Rua 24 de maio, 1.839, fone (41) 3091-0403

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!