Jardinagem

Paisagismo e Jardinagem

Bougainville: conheça a espécie e veja dicas de cultivo da “primavera”

Click Textos, especial para HAUS
02/09/2022 14:02
Thumbnail
Bougainvillea spectabilis, também conhecida popularmente como Primavera, Flor-de-papel ou Três Marias, é uma espécie brasileira que reforça a beleza do repertório de quem opta por projetos de paisagismo com plantas nativas.
A bougainville é uma espécie trepadeira de gênero rústico, que necessita de poucos cuidados. Suas flores são bem miúdas e acabam se agrupando em três, formando pequenos buquês naturais.
As cores das brácteas variam bastante. Os tons mais tradicionais são o rosa e o lilás no período invernal. Já na primavera e no verão, as flores aparecem em branco, vermelho, amarelo e laranja.
A bougainville também se destaca pelo fato de que não precisa de tratos muito específicos. A espécie é ideal para os entusiastas do mundo da jardinagem que ainda são iniciantes na arte de cuidar das plantas.
Espécie também é conhecida como primavera e três marias.
Espécie também é conhecida como primavera e três marias.
Para nos contar tudo sobre esta espécie, conversamos com o paisagista Luciano Zanardo, que assina o Terraço Hélade, na CASACOR São Paulo.
O profissional conta que a bougainville é bastante famosa por suas cores vibrantes e por sua facilidade em se adaptar a vários climas. De acordo com o especialista, a melhor época para plantar a bougainville é durante a primavera e o verão. Tal razão se explica pelo fato de que a planta necessita de bastante sol para conseguir se desenvolver da forma adequada.
“No Terraço Hélade, a composição com bougainville está exposta em área aberta, sem cobertura. Em ambientes de meia sombra, não recomendo a espécie”, diz Zanardo. Segundo o paisagista, a falta de luz é, inclusive, um dos erros mais comuns no cuidado com a bougainville.

Adubação e plantio

Além de garantir que as plantas estejam recebendo a quantidade necessária de sol, também é importante prestar atenção para não regá-las em excesso.
Fazer a adubação correta da espécie e limpar o vaso ou canteiro, retirando folhas e galhos secos, também são tarefas que vão garantir mais exuberância e saúde para a planta.
No que diz respeito à adubação, Zanardo aponta que esta deve ser realizada pelo menos uma vez ao mês com NPK 4-14-8: 4 partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e 8 partes de potássio.
Se você for plantar sua bougainville em um vaso, considere uma dimensão grande da peça, que deve ser feita de um material resistente. Uma dica são os vasos vietnamitas ou os de cimento aramado.
Já nos casos de plantio feito diretamente na terra, garanta sempre que o solo para a muda da planta esteja fértil. Para isso, prepare a terra previamente com adubos orgânicos ou químicos e se assegure de que o espaço receba plena luz solar ao longo do dia.
Também não se esqueça de que, se optar por manter a planta no interior de sua casa, deve movê-la para alguma área com sol por algumas horas todos os dias, para que ela possa se desenvolver bem.
As flores desabrocham em grupos de 3, formando minibuquês
As flores desabrocham em grupos de 3, formando minibuquês

Regadura ideal e poda

Para regar a bougainville da forma adequada, molhe a planta em dias alternados, de 2 a 3 vezes na semana, dependendo da estação do ano. Mais água em tempo seco, menos água em tempo chuvoso.
Outra dúvida frequente sobre os cuidados com a bougainville é em relação à poda. Sobre a realização correta do processo, o paisagista Zanardo explica que a poda deve ser feita no início da primavera.
“A bougainville pode, tecnicamente, ser podada em qualquer época do ano, mas a melhor época para fazer isso, para que a planta se mantenha em sua integridade, é logo no início da primavera, antes que ela tenha começado a produzir seus brotos”, afirma o especialista. O paisagista destaca a importância deste processo para o correto desenvolvimento da planta, já que o resultado do cultivo é fortemente influenciado pelo clima.
“Se esperar até os brotos terem se formado, você cortará o crescimento e limitará a produção de flores. Se podar muito antes, o frio também pode impedir o crescimento, que acontece logo após a poda”, explica.
Para ter certeza de que está fazendo tudo da maneira correta, preste atenção nas mudanças que a planta apresenta. Se a sua aparência estiver vistosa e vibrante, isso é um indicativo de que ela está saudável. Agora, se os botões estiverem despencando, é sinal de que o cuidador provavelmente não está regando a bougainville como deveria.
Caso a quantidade de flores seja pouca, mesmo na primavera, é provável que a espécie esteja recebendo água em excesso. A melhor forma de checar é pelo solo, verificando se ele está seco ou úmido.

Cuidados com pets e crianças

Se você for responsável por animais e crianças, é sempre importante escolher com cuidado os tipos de planta que coloca dentro de casa. No caso das bougainvilleas, o problema são os espinhos. Localizados na base de cada folha da planta, as protuberâncias são afiadas e tóxicas, podendo facilmente espetar ou furar a pele, além de causar reações alérgicas.
Os principais sintomas da dermatite de contato neste caso incluem:
  • Erupções na pele;
  • Dor na região;
  • Irritação;
  • Coceira
No caso de ferimentos, mantenha a área machucada limpa e tratada. Se notar machucados mais profundos, procure ajuda médica.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!