
Em 2012 foi instituído 04 de outubro como o Dia Nacional do Paisagista. Os profissionais, responsáveis por trazer a natureza para perto do nosso dia a dia, embelezando jardins e florindo praças e parques, têm um trabalho complementar à arquitetura.
O profissional tem a missão de recompor as extensões geográficas afetadas pela onda de construções, servindo-se de elementos de botânica, ecologia e de mudanças climáticas de cada região.
O Brasil tem muitos paisagistas talentosos e, para homenageá-los, a HAUS selecionou alguns projetos inspiradores.
LEIA MAIS
>>>>Ele fez o jardim mais bonito do mundo
>>>>Paisagismo transforma jardins em ambientes de estar
Confira!
A primeira lembrança, não poderia ser diferente, Roberto Burle Marx, renomado paisagista brasileiro, que nasceu em São Paulo em 1909 e se formou em Artes Plásticas na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Foi na universidade que entrou em contato com vários representantes da escola modernista de arquitetura, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Foi responsável por projetos notáveis como o Eixo Monumental de Brasília, o Aterro do Flamengo e o terraço-jardim do edifício Gustavo Capanema, conhecido como Ministério da Educação e Cultura.
Sua grande contribuição foi a introdução do uso de plantas nativas para composição dos jardins pois queria quebrar a hegemonia dos jardins de caráter europeu e realizar um paisagismo mais voltado à rica biodiversidade do Brasil, utilizando plantas da caatinga e das florestas tropicais. Burle Marx morreu em 1994 após projetar mais de dois mil jardins.
Nova geração
Jardins mais contemporâneos fazem parte da produção da nova geração de paisagistas brasileiros. Entre eles destaca-se Alex Hanazaki, que teve, em 2014, um jardim reconhecido como o mais bonito do mundo pela Sociedade Americana de Arquitetos e Paisagistas (Asla, na sigla em inglês).
Outros nomes
-
Ex-AGU de Bolsonaro será auxiliar de Moraes no TSE e pode ajudar a melhorar relação com o Planalto
-
Auxílio Brasil, religião, Sul e Sudeste: quais serão os focos da 1.ª fase da campanha de Lula
-
No primeiro dia de campanha, Jair Bolsonaro volta a Juiz de Fora e discursa a apoiadores
-
TSE amplia prazo e autoriza inclusão de mais militares para inspecionarem urnas
Resort na região de Curitiba inaugura spa de flutuação pioneiro no Paraná
“Achei que iríamos ver nascer um design capaz de responder às necessidades da pandemia”, diz Rossana Orlandi
Maior feira de decoração da América Latina apresenta lançamentos em design e mobiliário
Sherwin-Williams apresenta paleta de cores para 2023