Horta hidropônica de 11 polegadas é capaz de produzir alimentos dentro de casa

Tecnologia de rotação faz com que os vegetais cresçam até duas vezes mais rápido

Horta hidropônica portátil é capaz de produzir alimentos dentro do apartamento. Foto: Divulgação

por Gazeta do Povo

08/09/2019

compartilhe

Morar em apartamento costuma ser apontado como mais prático, porém traz limitações como menos espaço para crianças, animais e plantas. Pois uma empresa australiana quer incentivar quem mora em lugares pequenos a não só colocar o verde dentro de casa, mas cultivar o próprio alimento.

Foto: Divulgação

A Bace, empresa criada por Toby Farmer, lançou uma versão de um jardim hidropônico, muito bonito e com design refinado. Ela parece uma escultura em metal e vidro, mas é capaz de produzir quase 1,5 metro de hortaliças dentro de um espaço de apenas 11 polegadas (cerca de 28 centímetros).

A iluminação ideal para os vegetais é fornecida por meio de um tubo de luz que reproduz a coloração semelhante ao sol. Para estimular o crescimento é possível aumentar a taxa de fotossíntese, com uma luz mais intensa, tudo regulado de forma cadenciada e controlada. Entre os produtos cultivados estão couve, hortelã, alface e espinafre.

Foto: Divulgação

Pelo cultivo ser no sistema hidropônico, o aparelho funciona sem terra, livrando o espaço dos inconvenientes da sujeira. Há, ainda, um sistema de rotação, sendo que as plantas dentro da peça completam um ciclo a cada hora, ficando metade do seu tempo em gravidade negativa. Segundo a empresa, esse processo acelera o crescimento dos produtos em até duas vezes.

Foto: Divulgação

Ainda na fase de protótipo, esse estilo de agricultura foi desenvolvido inicialmente pela NASA para uso na Estação Espacial Internacional. O Rotoform é feito de aço inoxidável, silicone e vidro reforçado. A intenção da empresa é lançar o produto em uma campanha de financiamento coletivo ainda este ano para uma futura produção em maior escala.

LEIA TAMBÉM

Eletrodoméstico permite cultivo de horta dentro de casa

São Paulo inaugura primeira horta subterrânea do país

Salvação da horta: aplicativo identifica o que está errado com as plantas

Horta em espiral: aprenda como fazer esse canteiro sustentável para o seu jardim

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você