i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Oito sinais de que sua planta não vai bem e como resolver

  • PorPriscila Bueno
  • 06/07/2018 07:00
As plantas falam através do aspecto das folhas. Foto: Bigstock
As plantas falam através do aspecto das folhas. Foto: Bigstock| Foto:

Você comprou ou ganhou uma planta e, de repente, as folhas ficaram murchas. Isso pode ser sinal de excesso de luz ou calor. Como organismos vivos que são, as plantas podem “conversar” conosco, emitindo sinais. Basta prestarmos atenção no que elas estão nos “dizendo”.

Uma dica interessante é dada por Heloise Anne Parchen, consultora da Esal Flores. “Se a planta é antiga e estava indo bem, e da noite para o dia ficou mal, a culpa pode ser de insetos ou da deficiência de nutrientes. Agora, se ela for nova, além dos insetos ode ser efeito da má adaptação ao local onde está”, explica.

William Nikkel, engenheiro agrônomo da Chácara Flor da Suissa, reforça que as plantas precisam do tripé luz, água e nutrientes. “Com isso em equilíbrio, até a incidência de doenças e pragas diminui”, orienta.

O cuidado deve começar na hora da compra. Olhar a planta como um todo, verificar se a terra está com aparência saudável, levantar a folha para ver se não há bichinhos embaixo dela e olhar o caule para ver se está firme e sem manchas são orientações. Em casa, uma olhada semanal basta.

Heloise diz que quanto mais macias as folhas da planta, mais suscetíveis. Caso do manjericão e da couve, por exemplo. “Plantas ornamentais tendem a ser mais resistentes”, completa.

*Especial para Gazeta do Povo

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.