Paisagismo

Paisagismo e Jardinagem

Orquídeas para iniciantes: dicas de especialista sobre como cultivar a planta corretamente

HAUS com Click Textos
03/06/2022 17:05
Thumbnail
O cultivo de orquídeas para iniciantes é um desafio que costuma recompensar aqueles que desejam conhecer a espécie, aprender como cuidar corretamente das orquídeas e se encantar diariamente com a exuberância desta bela planta. Seja entre colecionadores ou admiradores, as orquídeas fazem sucesso por sua aparência delicada, elegante e de beleza peculiar.
Para mantê-las saudáveis e bonitas por mais tempo, os cuidados necessários exigem o entendimento sobre aquilo que a espécie não gosta e os melhores horários para se regar as plantas.
Além disso, também é importante saber estratégias para fazer a orquídea reviver, conhecer meios de cultivar orquídeas em apartamentos, entre outros detalhes que são fundamentais para iniciantes no universo dessas plantas.
Para nos ajudar na tarefa de orientar os leitores sobre os cuidados com as orquídeas, nossa equipe conversou com Rosa Maria Beltrão Rischbieter, conhecida carinhosamente como “dona Rosita”, proprietária da Orquidaria Rosita, uma referência em Curitiba. Confira!

Quais são as espécies de orquídeas mais indicadas para iniciantes?

As orquídeas para iniciantes são as chamadas epífitas e as conhecidas como terrestres. Para esclarecer, as orquídeas epífitas são aquelas que vivem em cima de árvores, enquanto as orquídeas terrestres vivem no chão.
Segundo dona Rosita, a recomendação de espécies de orquídeas para quem está começando no cultivo são: Denphal, Laelia Purpurata, Oncidium, Sapatinho, Cymbidium e Phalaenopsis.

Como cultivar as orquídeas em casa? Existe alguma dica importante para cuidar da planta?

A orquídea, assim como acontece com outras espécies, possui algumas particularidades em seu cultivo. A planta é delicada e precisa de um ambiente preparado com cuidado para ela.
“A orquídea não gosta de sol direto e, por isso, é importante colocar a planta em um ambiente arejado e com boa claridade”, explica dona Rosita.
No caso do cultivo de orquídeas por iniciantes, é interessante ficar atento para molhar a planta quando o substrato estiver seco. Além disso, é necessário considerar o tamanho do vaso e da planta, chegando a um equilíbrio que favoreça o desenvolvimento da espécie.

Como ajudar as orquídeas a se manterem saudáveis e florescerem?

Uma das principais dúvidas sobre orquídeas para iniciantes diz respeito àquilo que é indispensável para que as plantas possam florescer. Para a orquídea ficar saudável e bonita, o ideal é mantê-la em locais bem iluminados, como nas sacadas de apartamentos ou próximas às janelas.
“Uma dica importante sobre orquídeas para iniciantes é não deixar a planta em contato direto com o sol, pois ela pode acabar queimando. O excesso de água também pode atrapalhar. Por isso, é importante deixar secar o substrato para molhar novamente”, orienta dona Rosita.
Sobre o adubo para orquídeas, a dica é usar os produtos com formulações prontas para as plantas, seguindo as orientações do fabricante. “Se você estiver começando no cultivo e adotar estes cuidados com as plantas, elas se manterão saudáveis e vão florescer quando chegar a época de floração”, garante a especialista.

Como cultivar orquídea em apartamento?

No caso de orquídeas para quem vive em apartamentos, algo comum nas grandes cidades, é essencial tomar alguns cuidados extras.
“A orquídea não gosta de pegar vento direto, por isso é preciso tomar este cuidado. Para sol e luminosidade, é importante tentar criar um ambiente semelhante àquele que a planta encontra no meio da mata, sem sol direto”, reforça dona Rosita.

Qual o melhor lugar para deixar a orquídea em casa e no apartamento?

Essa é uma das principais dúvidas sobre orquídeas entre os iniciantes. E a orientação é a seguinte: manter as plantas em um espaço claro, arejado, mas protegido do sol intenso. A orquídea é uma espécie tropical e, por isso, prefere ambientes úmidos e com sombra.

E do que as orquídeas não gostam?

Como reforço, vale lembrar que as plantas não gostam de excesso de sol. Ou seja, nada de deixar a espécie em contato direto com o sol do meio-dia.
Mas não é só isso... As orquídeas também não gostam de muita água, de adubo em excesso, locais com pouca claridade, falta de água e ataque de insetos.

Qual o melhor horário para molhar as orquídeas?

A orientação é regar no horário da manhã, sempre que for possível, pois este é o cenário ideal. As regas matinais, sem excesso e sempre que a planta estiver seca, são suficientes para manter a orquídea saudável.

Como fazer uma orquídea reviver?

Segundo dona Rosita, “a solução começa ao identificar o que está fazendo a orquídea morrer, para realizar o tratamento apropriado”.
As situações mais comuns que prejudicam o desenvolvimento de uma orquídea são: excesso de água, falta de água e ataque de insetos. Já entre os casos mais complicados, quando o iniciante em orquídeas não consegue identificar o que está causando a morte da planta, a saída é procurar um orquidófilo mais experiente para ajudar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!