Saiba como proteger o seu jardim da geada

Luan Galani
07/07/2015 14:30
Thumbnail

Plantas não resistentes ao frio costumam sofrer com as geadas durante o inverno. Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O cuidado com as plantas durante o inverno deve ser redobrado. Além da adubação de tempos em tempos e da poda drástica típica da estação, protegê-las contra as geadas é mais uma preocupação que deve entrar para a sua lista.
O Instituto Tecnológico Simepar garante que, apesar do resfriamento no estado, ainda não há condições propícias para a formação de geada nesta terça-feira (7).
Mas alerta para a possibilidade de geada fraca nas próximas 72 horas na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul do Paraná.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Se a planta não for resistente ao frio, como no caso das bromélias e das orquídeas, por exemplo, resta cobri-la até o chão com sombrite, plástico ou lona logo no fim da tarde. Isso permite que a temperatura no interior do plástico fique maior e evita o congelamento do orvalho na planta, como explica a engenheira agrônoma Erica Mielke, que está à frente do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba.
No caso da grama, não é viável cobrir com qualquer material. Prefira jogar uma fina camada de turfa, uma espécie de substrato com capacidade de segurar água e sais minerais, que a protegerá da ação da geada.
Também é necessário prestar atenção no horário das regas. O alerta é do biólogo Luís Henrique Cunha Vieira, da Esalflores. “No inverno, não dá para regar a planta de tardezinha. Se a geada ocorrer, a presença da água só vai fortalecer a queima da planta”, lembra Vieira. “O certo é realizar a rega pelas manhãs.”

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!