Três aplicativos gratuitos que vão ajudar a cuidar da horta em casa

HAUS
26/10/2016 11:52
Thumbnail

Aplicativos como o Plantit ajudam no cultivo de hortas e flores. Foto: e imagens: Plantit/Reprodução.

Quer ter uma horta em casa, mas não sabe como ou por onde começar? Hoje existem aplicativos que ajudam a solucionar alguns problemas como doenças que afetam as plantas, formas de irrigação e podas e permitem que todos possam cultivar uma horta ou flores. A HAUS selecionou três opções. Confira:

Como cultivar

A startup portuguesa Plantit, dedicada a instalar e manter jardins e hortas ecológicas em espaços diversos em Portugal, criou um aplicativo gratuito que auxilia no cultivo de alimentos. Disponível para Android e iOS, ele disponibiliza informações sobre o cultivo de diferentes espécies de acordo com a estação, assim como o melhor momento para colhê-las de acordo com a data e época do plantio, por exemplo.
A quantidade de água para cada planta também é ensinada, assim como o modo de preparo de biofertilizantes em casa. Embora tenha sido criado em Portugal, o aplicativo pode ser usado no Brasil, porque a maioria das informações valem para cá também. Conheça mais sobre a Plantit aqui.
Imagens: Plantit/Reprodução
Imagens: Plantit/Reprodução
Imagens: Plantit/Reprodução
Imagens: Plantit/Reprodução

Identificando as plantas

Garden Answers Plant Identification é um aplicativo gratuito que identifica a planta de forma instantânea. A base de dados é composta por mais de 20 mil espécies, com informações que foram disponibilizadas por especialistas em jardinagem e horticultura.
Disponível em inglês e japonês, para Android e iOS, o aplicativo começa a identificação a partir de uma foto da planta, que o usuário deve fazer e enviar.

Qual a doença?

Pesquisadores alemães desenvolveram um aplicativo gratuito que, a partir de uma única foto da planta na sua casa, identifica as doenças que atacam as hortaliças e que oferece diferentes opções de tratamento convencional e orgânico. Trata-se do Plantix, que tem funcionamento simples: o usuário escolhe inicialmente a cultura que está com o problema. Depois, faz uma fotografia da planta e a imagem é enviada ao servidor do aplicativo, passando por uma análise baseada em informações do banco de dados.
Fotos: Plantix/Reprodução
Fotos: Plantix/Reprodução
Há três opções de reposta: a doença foi identificada com certeza, a identificação não pode determinar exatamente quais das seguintes patologias atacam a planta, ou essa doença ainda não está catalogada no aplicativo. O aplicativo sugere então possíveis tratamentos.
Disponível em inglês e alemão para Android, deve ser lançado em português até abril de 2017.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!