Verde para todos os (pequenos) cantos

Daliane Nogueira
18/02/2011 02:10
Thumbnail

Uma parede ao lado da janela pode ser transformada em uma espécie de “quadro verde”. | Marco Andre Lima - Agencia de No

Plantas de pequeno e médio porte cultivadas em vasos são a solução para quem não dispõe de muito espaço, mas quer um pouco de “verde” em casa ou no apartamento. Além de decorar de forma delicada, flores e folhagens dão mais vida aos ambientes. Mas é preciso escolher a opção adequada para cada espaço, prestando atenção na ventilação e na luz que elas vão receber.
“O paisagismo interno é ideal para quem gosta de plantas e compromete-se com os cuidados”, opina a arquiteta Renata Pisani. Ela é a responsável pelo projeto de decoração do apartamento de Carolina Vieira, uma apaixonada por plantas e que mantém várias em casa. Para a área da cobertura, onde fica a piscina, a arquiteta conta que foi possível trabalhar a decoração com espécies mais robustas. Na sala, a opção foi por folhagens de pequeno porte, combinadas com flores da estação ou artificiais.
A maioria das plantas que se adaptam a condições de pouca luminosidade não tem flores. “Há algumas espécies, como as orquídeas, que vivem bem nestes ambientes. Mas, em geral, as plantas de sombra e meia-sombra são folhagens”, explica João Rubens Jacyszen Junior, da Viveiro de Plantas.
Para harmonizar móveis e vasos, Renata recomenda observar se a circulação não fica comprometida, obrigando as pessoas a desviarem dos arranjos para conseguir se movimentar. Quem mora em apartamentos bem pe­­quenos, onde o espaço livre é restrito, a recomendação é ocupar áreas sobre estantes, aparadores ou mesas. “Se a área tem boa ventilação, certamente algum tipo de planta conseguirá se adaptar”, completa Jacyszen.
Quem dispõe de uma parede livre próxima a uma janela pode investir em treliças com espaço para pendurar vasos, criando um “quadro verde”. O parapeito da janela é outra possibilidade para cultivar floreiras com plantas ornamentais ou temperos.
Cuidados
Escolhendo corretamente o local para acomodar a folhagem, é possível mantê-la bonita por muitos anos. “Qualquer tipo de planta precisa de água, luz e nutriente para sobreviver”, lembra o técnico agrícola da Esalflores, Edson Edgard da Silva. A regra geral para as plantas de sombra ou meia-sombra é molhar ao menos uma vez na semana e adubar uma vez ao mês. De acordo com Silva, o ideal é usar micronutrientes que fortificam a raiz e dão brilho às folhas. “Para al­­gumas espécies, é necessário podar. Neste caso, o melhor é procurar ajuda especializada”, recomenda.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!